SpaceX: Missão IFT-3 será lançada já em 14 de março

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Após uma pausa de quase quatro meses nos testes do foguete Starship da SpaceX, a empresa revelou a data do terceiro voo de teste (IFT-3, que será em 14 de março. Os preparativos estão praticamente concluídos, aguardando apenas a aprovação final da FAA para o lançamento.

Embora os dois voos anteriores tenham enfrentado muitos desafios, a SpaceX mantém suas ambições elevadas para o IFT-3, com novos objetivos de missão.

SpaceX decolagem foguete
Próxima decolagem tem data confirmada (Imagem: Divulgação)

Desta vez, a missão incluirá testes de fornecimento de combustível no espaço, com a transferência de combustível entre dois tanques dentro da nave. Outras novidades são os testes de abertura e fechamento de escotilhas, e uma grande inovação: a reinicialização de um motor no vácuo.

Além disso, o local de retorno da nave à atmosfera terrestre foi alterado do Oceano Pacífico para o Oceano Índico.

O foguete será composto pelo estágio inferior B10 e pelo estágio superior S28. A SpaceX está finalizando o hardware para suportar futuras missões, destacando que as limitações não residem mais no hardware, mas sim no processo de investigação após falhas e no tempo necessário para obter permissões de lançamento.

O IFT-3 está programado para durar pouco mais de uma hora desde a decolagem, marcando uma etapa crucial nos esforços da SpaceX para aprimorar sua tecnologia Starship.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: