China lança primeira linha suspensa de monotrilho em Wuhan

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Na última terça-feira, a China abriu ao público a primeira linha comercial suspensa de monotrilho do país. Também conhecido como “Optics Valley Photon”, o novo modelo de transporte estava teste desde maio.

Instalado na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro do país, o novo modelo de transporte já atraiu vários turistas pelo seu design inusitado.

Totalmente automatizado e sem intervenção humana

trem suspenso china
O novo modelo de transporte surpreende com um design que parece estar de cabeça para baixo (Imagem: Xinhua/Xiao Yijiu)

A primeira linha comercial suspensa de monotrilho da China, operada pela Optics Valley Traffic Company, atraiu a atenção do mundo com seus vagões que parecem estar pendurados de cabeça para baixo e pisos de vidro para os passageiros apreciarem a vista.

Contudo, a tecnologia aplicada tem várias vantagens. O novo modelo de transporte tem todo o seu processo de operação automatizado, o que significa que ele não requer intervenção humana para partidas, abertura e fechamento de portas e entrada em estações.

Além disso, de acordo com Xie Hongzhen, funcionário da empresa responsável pelo monotrilho, o modelo suspenso é uma solução operacional inteligente, quando comparado a ferrovias tradicionais e metrôs de via dupla. Os trens monotrilhos suspensos eliminam a interferência de tráfegos de outros veículos e pedestres.

Oferecendo uma viagem mais suave, o trem possui velocidade máxima de operação 60 km por hora e opera 12 horas todos os dias, com um novo monotrilho saindo a cada 10 minutos.

Nesta primeira fase operacional do projeto, o modelo de transporte cobre uma distância total de 10,5 km e conta com seis estações, segundo informações da Optics Valley Traffic Company.

Confira mais imagens do novo transporte público chinês.

china trem suspenso
Imagem: Xinhua News
china trem suspenso
Imagem: Xinhua News
china trem suspenso
Imagem: Xinhua News

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: