Novo emulador para Nintendo Switch quase "cai" dois dias após seu lançamento

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Após apenas dois dias de seu lançamento, o emulador conhecido como Suyu, destinado ao Nintendo Switch, enfrentou uma grande ameaça de ser removido da internet.

O Suyu ganhou rápida notoriedade na comunidade online devido à sua proposta como um emulador para o console da Nintendo, especialmente após a empresa ter obtido sucesso em uma ação judicial contra outro emulador bastante popular, o Yuzu.

Porém, essa fama praticamente instantânea quase rendeu ao Suyu o mesmo fim de seu predecessor: um representante do GitLab, repositório onde o emulador foi divulgado, confirmou ter recebido uma notificação de desistência (DMCA request) do "portador dos direitos autorais", e que o site obedeceu de imediato.

Suyu repositório
Mensagem do Suyu aos usuários (Imagem: Suyu)

E é bem provável que o portador dos direitos da marca seja a Nintendo, dada a natureza do emulador e o histórico de proteção de propriedade intelectual da empresa.

Embora o emulador tenha sido forçado a mudar de repositório (seu endereço na internet), isso não significa seu fim imediato. Agora, os interessados em baixar o emulador são direcionados para um servidor no Discord, onde podem enviar pedidos que serão analisados antes de serem aceitos.

Isso provavelmente é uma medida para evitar problemas legais e proteger o projeto contra novas denúncias.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: