Yuzu: Nintendo vence processo e emulador será encerrado

 William Schendes
William Schendes

A Nintendo venceu o processo contra a Tropic Haze, fabricante do Yuzu, emulador de Nintendo Switch. A medida acontece após as duas empresas entrarem em acordo judicial no qual a dona do software terá que pagar uma multa de US$ 2,4 milhões, além de encerrar permanentemente o Yuzu.

No acordo, o Yuzu consente em deixar de “fornecer, comercializar, anunciar, promover, vender, testar, hospedar, clonar ou distribuir o Yuzu e qualquer código-fonte ou recurso”. A empresa responsável pelo emulador também está impedida e hospedar sites e mídias sociais do emulador.

Yuzu emulador encerrado
(Imagem: Reprodução/ X)

No Discord, o desenvolvedor do Yuzu, “Bunnei”, confirmou que todos os conteúdos online relacionados ao emulador serão desativados, incluindo as contas do Patroen e Discord.

No Twitter, a página do Yuzu publicou um comunicado anunciando seu encerramento junto do emulador de Nintendo 3DS Citra - também desenvolvido pela Tropical Haze:

“Escrevemos hoje para informar que o suporte do yuzu e Citra serão descontinuados, com efeito imediato.

yuzu e sua equipe sempre foram contra a pirataria. Iniciamos os projetos de boa fé, por paixão pela Nintendo e seus consoles e jogos, e não tínhamos a intenção de causar danos. Mas vemos agora que, porque os nossos projetos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir aos utilizadores jogar jogos fora do hardware autorizado, levaram a uma pirataria extensiva. Em particular, ficamos profundamente desapontados quando os usuários usaram nosso software para vazar conteúdo do jogo antes de seu lançamento e arruinar a experiência de compradores e fãs legítimos.

Chegamos à decisão de que não podemos continuar a permitir que isso ocorra. A pirataria nunca foi a nossa intenção e acreditamos que a pirataria de videojogos e de consolas de videojogos deve acabar. A partir de hoje, colocaremos nossos repositórios de código offline, descontinuaremos nossas contas Patreon e servidores Discord e, em breve, fecharemos nossos sites. Esperamos que as nossas ações sejam um pequeno passo para acabar com a pirataria das obras de todos os criadores.

Obrigado por seus anos de apoio e por compreender nossa decisão.”

- Yuzu, em comunicado.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: