NASA aprova missão para enviar drone gigante à lua de Saturno; conheça o Dragonfly

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A NASA deu sinal verde nesta terça-feira (17) para a missão do drone Dragonfly. Com isso, o design do veículo de oito rotores agora pode avançar em direção à lua Titan, de Saturno. Agora, o projeto segue para construção e um regime de testes para confirmar a operacionalidade da máquina e de seus instrumentos científicos.

“Dragonfly é uma missão científica espetacular com amplo interesse da comunidade, e estamos empolgados em dar os próximos passos”, disse Nicky Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA. “Explorar Titan vai empurrar os limites do que podemos fazer com aeronaves fora da Terra”.

Drone Dragonfly Saturno
Drone Dragonfly (Imagem: NASA)

A atmosfera densa e calma e a baixa gravidade de Titan a tornam adequada para aeronaves como o Dragonfly, que terá o tamanho de um carro compacto quando construído.

"Em menos de uma hora, o Dragonfly cobrirá dezenas de milhas ou quilômetros, mais longe do que qualquer rover planetário viajou", disse a NASA. "Com um salto por dia completo de Titan (equivalente a 16 dias terrestres), a aeronave viajará desde o seu local de pouso inicial até cobrir áreas a várias centenas de quilômetros de distância durante a missão planejada de dois anos."

Apesar de sua capacidade única de voar, a máquina passará a maior parte do tempo na superfície da Titan conduzindo medições científicas, com os dados coletados sendo transmitidos de volta aos cientistas na Terra.

Saturno planeta
Estamos nos aproximando da exploração de Saturno (Imagem: Divulgação)

Se os preparativos prosseguirem conforme planejado, o Dragonfly será lançado no topo de um foguete em 2028 e chegará à lua em 2034. Uma vez implantado, ele voará entre dezenas de locais cientificamente interessantes em busca de evidências de processos químicos pré-bióticos comuns em Titan e também na Terra primitiva antes do desenvolvimento da vida.

Os cientistas esperam que a missão possa ajudá-los a aprender mais sobre como a vida começou em nosso planeta, entre outros objetivos.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: