China cria o robô humanoide mais rápido do mundo (e vídeo surpreende!)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Enquanto grandes empresas de tecnologia comemoram os avanços feitos em seus ainda lentos e descoordenados robôs humanoides, a companhia chinesa Unitree surpreendeu o mundo ao mostrar a versão mais recente do seu H1, já consagrado como o robô humanoide mais rápido do mundo atualmente.

Nos vídeos, o robô impressiona não apenas pela velocidade com que já consegue se mover, mas também por sua coordenação. Ele, inclusive, aparece subindo escadas, pulando e até dançando.

O habilidoso Evolution V3.0

O “Evolution V3.0”, versão mais nova do robô H1 da Unitree, tem cerca de 1,8m de altura e pesa em torno dos 50 kg. O humanoide bípede alcança a velocidade de 3,3 metros por segundo (11 km/h mais ou menos) no vídeo. A empresa, contudo, afirma que ele pode chegar a 5 m/s (18 km/h).

A marca configura um recorde em termos de velocidade já alcançada por um robô humanoide. Embora isso já fosse o suficiente para surpreender o mundo, o H1 ainda mostra que pode pular, manusear habilmente pequenos objetos com suas mãos, subir e descer escadas e até dançar ( ele tem ritmo!).

Em um vídeo anterior (abaixo), a Unitree já havia demonstrado também a resistência do robô. No teste, um engenheiro da Unitree tenta derrubá-lo com chutes, mas ele se mantém firme.

O tecnologia por trás do ambicioso projeto

Para alcançar a mobilidade, a velocidade e a coordenação do H1, a Unitree utiliza a tecnologia LiDAR, por meio da qual o robô consegue mapear constantemente seus arredores em 360 graus. Para avaliar distâncias, o H1 conta com uma câmera frontal de profundidade visual.

Suas articulações da área do quadril proporcionam um torque máximo de 360 newton-metros (Nm). A partir disso, o sistema consegue permitir o movimento completo das pernas do robô para frente e para trás.

Em um documento oficial, o Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China anunciou que o plano do país é produzir o H1 em massa até 2025 e torná-lo um produto tão indispensável quanto computadores e smartphones.

O ambicioso projeto chinês aposta no H1 para desempenhar diferentes tarefas para os humanos. Dadas as capacidades que o robô já demonstra nos vídeos, ele parece estar cada vez mais perto de poder atuar como segurança, auxílio em situações de emergências, entre outros serviços.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: