Traje da NASA de próxima geração passa em teste de microgravidade; confira

 William Schendes
William Schendes

A NASA finalizou os testes de seu traje espacial de próxima geração que será usado em futuras missões na Estação Espacial Internacional (ISS).

Nessa semana, a agência espacial reportou que concluiu os testes de funcionalidade e ajustes do sistema de vestimenta pressurizada do traje. Para isso, o equipamento foi colocado a bordo de uma aeronave de microgravidade, que permite breves períodos de ausência de peso.

In order to advance @NASA’s spacewalking capabilities in low Earth orbit and to support continued maintenance and operations at the @Space_Station, NASA is getting a next-generation spacesuit! Developed by @CollinsAero, the company has been making progress on the design of its… pic.twitter.com/V1zt3yV5SS

— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) 12 de fevereiro de 2024

Como explica a NASA em comunicado, o piloto do veículo criou condições de ausência de peso por cerca de 20 segundos e realizou movimentos parecidos com os de uma montanha-russa.

Dessa forma, os cientistas e engenheiros podem simular um ambiente gravitacional semelhante ao espaço para testar e realizar experimentos científicos com o traje.

O equipamento é desenvolvido pelas empresas Collins Aerospace, ILC Dover e Oceaneering. A equipe da Collins foi responsável por validar o desempenho do traje no ambiente de microgravidade, suporte para diferentes tamanhos de astronautas e tarefas de tripulação, como explicou o gerente geral de Sistemas Espaciais da empresa, Peggy Guirgis.

Traje da NASA de próxima geração
(Imagem: RTX - Collins Aerospace)

“O teste bem-sucedido sinaliza que estamos um passo mais perto de sustentar a vida humana no espaço com o traje espacial mais avançado até agora.

O design da roupa de pressão da ILC Dover aproveita décadas de inovação e experiência para acomodar mais astronautas do que nunca, garantindo a segurança e o conforto da próxima geração de exploradores espaciais.”

- Rob Reed , presidente de Soluções Espaciais e de Engenharia da ILC Dover - empresa de fabricação de trajes espaciais.

Esse traje avançado é desenvolvido para apoiar a manutenção e operações da ISS e será uma ferramenta importante para os astronautas da NASA e de outras agências que estão realizando pesquisas científicas na estação espacial.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: