Sony cria tecnologia que adapta dificuldade do jogo ao jogador

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Um documento de patente da Sony que chegou a público revelou que a empresa criou uma tecnologia capaz de adaptar o nível de dificuldade de um jogo às habilidades do jogador em tempo real, ou seja, em meio a um jogo conforme seu desempenho.

O documento tem o título Adaptive Difficulty Calibration For Skills-Based Activities In Virtual Environments, cuja tradução é "Calibração de dificuldade adaptativa para atividades baseadas em habilidades em ambientes virtuais".

patente sony
Diagrama traz exemplos de como dificuldade adaptativa pode funcionar (Imagem: Reprodução/WIPO & Sony)

De acordo com a patente, a tecnologia proporcionará uma coleta de dados em determinados momentos predefinidos do jogo. Essas informações ficarão armazenadas ao perfil de cada usuário na PlayStation Network.

Quando houver dados suficientes, a nova tecnologia poderia ajustar a dificuldade de cada jogo durante o gameplay, com ajustes diferentes em cada jogo, para oferecer sempre desafios aos gamers.

Confira abaixo a versão traduzida do diagrama que consta na patente:

patente traduzida
Tradução do documento original da Sony reproduzido acima

A ideia é que os jogos sejam capazes de acompanhar a evolução de cada jogador com o tempo, oferecendo uma otimização contínua, já que essas informações seriam atualizadas constantemente.

É importante destaca que o documento de patente comprova apenas que a Sony já dispõe da tecnologia, mas não indica que a empresa vá implementá-la em breve. Apesar disso, a expectativa é de que vejamos a dificuldade adaptativa no futuro.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: