Vazou! PS5 Pro chegará no final de 2024 com desempenho 45% melhor que o modelo padrão

 William Schendes
William Schendes

A Sony está trabalhando em um modelo do PS5 Pro que deve trazer uma GPU mais poderosa, permitindo um desempenho 45% mais rápido que o console padrão, tecnologia de upscaling para configurações de renderização que chegariam a 8K (em versões futuras do console) e mais.

As informações obtidas vêm de documentos da Sony vazados que foram divulgados no último final de semana pelo youtuber "Law Is Dead" e pelo jornalista Tom Henderson do site Insider Gaming.

De acordo com o documento obtido pelo youtuber, o novo console da Sony tem o codinome interno de “Trinity” e trará uma GPU mais larga com uma capacidade de renderização 45% mais rápida que o PS5 padrão. Além disso, utilizando 33,5 teraflops, o Ray Tracing da versão Pro terá uma velocidade de 2 a 3 vezes em relação ao modelo anterior — mas poderia chegar em até 4 vezes “em alguns casos”.

PS5 Pro vazamento final de 2024
(Imagem: Divulgação/ Sony)

O console também integrará uma arquitetura de aprendizado de máquina que servirá como uma tecnologia de upscaling, chamada de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).

A nova arquitetura do console utilizaria o aprendizado de máquina para resultar em melhorias de imagem da mesma forma que as tecnologias DLSS da Nvidia ou o FSR da AMD. No entanto, de acordo com as especificações, a PSSR pode utilizar o upscaling para atingir resoluções de 8K.

Partindo para as informações de Tom Henderson, a CPU do console contará com um “Modo de alta frequência” que resultaria numa melhora de 10%, levando a nova CPU para 3,85 Ghz. Com esse modo ativado, o sistema deve alocar mais energia para a CPU.

Em relação ao barramento da memória do sistema, a versão Pro virá com 576 GB/s, o que representa uma melhoria de 28% em relação ao console padrão.

Segundo Henderson, o áudio também contará com melhorias graças ao hardware que deve utilizar uma velocidade de clock mais alta.

Por fim, a publicação da Insider Gaming revela que a expectativa de lançamento do console é para outono desse ano nos Estados Unidos, ou seja, entre os meses de setembro e novembro.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: