Nintendo Switch 2 deve contar com memória V-NAND da Samsung

 William Schendes
William Schendes

Os rumores sobre a próxima geração de consoles da Nintendo já estão circulando, no entanto, de acordo com as informações mais recentes, o “Switch 2” deve chegar apenas em 2025. Enquanto aguardamos o anúncio oficial, novas informações continuam surgindo.

A especulação mais recente indica que o ele deve contar com chips da Samsung para potencializar sua memória e desempenho.

A informação vem do youtuber "Doctre81", que publicou um novo vídeo onde mostra a página de LinkedIn de um ex-diretor sênior da divisão de dispositivos da Samsung Electronics que esteve na empresa até 2019 e, na área de qualificações da plataforma, relata ter liderado o desenvolvimento de um dispositivo controlador com chip NAND Flash que seria usado no hardware de um console (não especificado) da Nintendo.

Entre as principais conquistas desse ex-executivo da Samsung está o desenvolvimento de um cartão multimídia incorporado (eMMC, na sigla em inglês) alimentado pela memória V-NAND Flash de 5ª geração da Samsung Memory. Por isso, as especulações indicam que essa será o chip de memória utilizado no próximo console da Nintendo.

Como explica o WCCFTech, essa memória da Samsung representará um aumento no desempenho em relação ao modelo atual, pois consegue atingir velocidades de até 1,4 GB/s.

Nintendo Switch 2 deve contar com memória V-NAND da Samsung - TechShake
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

No entanto, essa tecnologia não é a mais recente da fabricante sul-coreana, que já está trabalhando em memórias V-NAND de 9ª e 10ª geração, com lançamento esperado para o próximo ano.

Além disso, o chip pode não ser a única peça da Samsung presente no Switch 2, isso porque rumores anteriores sugeriam que a Nintendo estaria negociando com a Samsung para utilizar telas OLED no próximo console, abandonando as telas da fabricante chinesa BOE - presentes nos modelos atuais.

Ainda há poucas informações sobre o Nintendo Switch 2, mas espera-se que o próximo portátil seja integrado com o chip T239 da Nvidia, que poderá suportar a tecnologia DLSS.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: