A Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, foi adquirida pela Scopely, empresa de jogos mobile responsável por títulos como Monopoly Go, Stumble Guys e mais. A compra, que totaliza US$ 3,5 bilhões, foi anunciada pelas empresas na última quarta-feira (12). Apesar da divulgação, o acordo ainda está sujeito à aprovação de órgãos regulatórios.
Com a aquisição, jogos da Niantic, como Pikmin Bloom e Monster Hunter Now, além de aplicativos como Campfire e Wayfarer, passarão a ser propriedade da Scopely.

A empresa garantiu que manterá todos os membros da equipe da Niantic Games, como declarou o chefe de Pokémon Go, Ed Wu:
“A Scopely capacita suas equipes de jogos como grupos autônomos para ir atrás dos roteiros que eles são inspirados a perseguir, e o que cada equipe acredita ser melhor para a experiência do jogador.
Essa abordagem é extremamente atraente para nós na Niantic Games. Falei com vários líderes de jogos na Scopely que me deram grande confiança em como a empresa permite que cada jogo se desenvolva de forma independente e prospere.”
- Ed Wu, chefe de Pokémon Go.
A Scopely avalia que o negócio de jogos da Niantic conta com mais de 30 milhões de jogadores ativos mensais e mais de US$ 1 bilhão em receita anual. Em comunicado, a empresa destacou a popularidade de Pokémon Go, relatando que o número de participantes do Pokémon GO Fest de 2024 supera o público de grandes festivais de música, como Coachella, Lollapalooza, Glastonbury, Electric Daisy Carnival e Tomorrowland.
“Poucos jogos no mundo proporcionaram a escala e a longevidade de Pokémon Go, que alcançou mais de 100 milhões de jogadores apenas no ano passado. A experiência também se destaca por sua capacidade única de promover conexões presenciais, com eventos ao vivo atraindo milhões de participantes. Depois de passar um tempo com a equipe da Niantic, rapidamente ficou claro que esta organização compartilha nossa inclinação para criar resultados líderes do setor e experiências excepcionais para os jogadores. Estamos ansiosos por um futuro brilhante pela frente.”
- Tim O'Brien, diretor de receita e membro do conselho da Scopely.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Variety, Polygon e Deadline.
VEJA TAMBÉM!