Intel confirma suas novas GPUs Arc Battlemage para 2024

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Intel confirmou oficialmente que a próxima geração de suas placas de vídeo Arc Xe, denominadas Arc Battlemage, está programada para ser lançada em 2024.

Essa confirmação foi feita durante um evento da Intel no Japão, onde a empresa também abordou outros produtos, incluindo os recentemente lançados CPUs Core Ultra Meteor Lake para notebooks.

A última placa de vídeo da geração Alchemist, a Arc A580, foi lançada em outubro deste ano pelo preço de US$ 178 (cerca de R$ 880 na conversão direta), mas relatos sugerem que as vendas não atingiram as expectativas.

Intel ARC divulgação
Intel ARC (Imagem: Divulgação)

A arquitetura gráfica Intel Xe de primeira geração agora faz parte dos gráficos integrados dos CPUs Core Ultra, oferecendo uma evolução bastante significativa em relação às iGPUs anteriores da empresa.

Quanto aos rumores sobre as GPUs Arc Battlemage, informações não oficiais indicam que essas placas de vídeo poderiam chegar depois da metade de 2024.

Havia especulações sobre as especificações, sugerindo que a principal GPU, denominada G10, teria 448 unidades de execução e seria equipada com 16 GB em uma interface de memória de 256 bits. Rumores também mencionam desafios no desenvolvimento que poderiam ter impactado o projeto.

Ainda aguardamos mais detalhes sobre as GPUs, à medida que nos aproximamos do próximo ano.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: