Será o fim do Xbox? Editoras de games podem abandonar consoles da Microsoft; entenda

 William Schendes
William Schendes

Durante o podcast Gi Microcast, Christopher Dring, fundador do site GamesIndustry, disse que algumas editoras de games estão reavaliando sobre o lançamento de seus títulos para Xbox, isso porque a indústria estaria preocupada com o futuro dos consoles da Microsoft.

As informações partilhadas pelo jornalista são baseadas no fato dele ter conversado com diversas fontes da indústria durante a Game Developers Conference 2024 (GDC). Outra conclusão do jornalista, baseada nesses relatos, é que a Microsoft pode lançar a maioria de seus exclusivos para PS5.

Conforme reportou o VGC, Dring disse que sua conclusão sobre a conferência foi de que “o Xbox está com sérios problemas como fabricante de hardware”.

Xbox Series S X podem abandonar consoles da Microsoft
(Imagem: Xbox Wire)

“A outra coisa que ouvi — ouvi de uma empresa muito proeminente e de outra não tão proeminente — foi que o desempenho do Xbox na Europa está estagnando.

Você pode acompanhar nossa cobertura mensal no mercado de jogos e ver que as vendas do Xbox estão caindo, e caíram durante todo o ano passado e estão caindo ainda mais este ano.”

- Christopher Dring, relatando sobre conversas que teve na GDC 2024.

O jornalista ainda citou o fato de que as varejistas da Europa não estão mais estocando jogos físicos do Xbox e, durante a GDC 2024, uma editora de terceirizada teria dito que se esforça para criar uma versão de jogos para Xbox Series S e outra para o X, enquanto, para eles, o “mercado é de PC e PS5”.

Tendo esses pontos em vista, as editoras estariam reavaliando suas estratégias de lançamentos de jogos para os consoles da Microsoft.

A notícia chega após a Microsoft ter anunciado que começaria a lançar alguns de seus exclusivos para outros consoles (PS5 e Nintendo Switch). Inicialmente, os exclusivos da Xbox que chegarão para os concorrentes são: Pentiment, Hi-Fi Rush, Sea of Thieves e Grounded.

Durante a transmissão “Visão para o futuro” do Xbox Podcast, Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, disse que nos próximos “cinco ou dez anos” os jogos exclusivos serão uma “parte cada vez menor da indústria de videogames”.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: