Um novo rumor indica que a Apple não deve eliminar o botão de Controle de Câmera no iPhone 18, mas sim simplificar o componente para reduzir custos de produção e manutenção. A informação foi divulgada pelo vazador chinês Instant Digital, no Weibo.
De acordo com o leaker, os módulos sensíveis à pressão do Controle de Câmera permanecem em fase de produção experimental. No entanto, a Apple estaria descartando o design atual de sensor duplo — que combina sensores capacitivos e de pressão — em favor de uma solução que se baseia apenas na detecção de pressão para executar todas as funções.
Nos modelos do iPhone 16, o botão utiliza sensores capacitivos para registrar gestos de toque e sensores de força para reconhecer diferentes níveis de pressão em toques, pressionamentos e deslizamentos.
Como explica o MacRumors, o novo botão dos iPhones de 2026 seria semelhante ao OPPO X8 Ultra e o vivo X200 Ultra, que utilizam somente sensores de pressão para detectar toques leves, pressões firmes e gestos de deslizar.
Segundo a publicação, a decisão da Apple estaria ligada a preocupações financeiras. O design atual seria “genuinamente muito caro” e estaria gerando muitos reparos pós-venda, criando uma “pressão interna significativa de custos” para a empresa.
Por fim, o vazador também observa que o valor agregado do botão ainda é limitado, já que muitos dos recursos de Inteligência Visual com IA da Apple não foram totalmente implementados.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de MacRumors.
VEJA TAMBÉM!