O WhatsApp anunciou um novo recurso de segurança que alerta usuários ao serem adicionados a grupos por pessoas que não estão na lista de contatos. A novidade exibe um cartão de “visão geral de segurança” com informações como a data de criação do grupo, número de participantes, possíveis indícios de golpe e instruções para controlar quem pode adicioná-lo a grupos na plataforma.
Por enquanto, o recurso está disponível na América do Norte e não há informações de quando ele chegará ao Brasil.
Segundo a empresa, o recurso permite que o usuário saia do grupo imediatamente, sem precisar abrir o chat. Caso opte por verificar mais detalhes, é possível visualizar a conversa antes de decidir permanecer. Até lá, as notificações do grupo permanecem silenciadas.
Além disso, o aplicativo também emite alertas quando um número desconhecido entra em contato, oferecendo contexto sobre quem está enviando a mensagem. O WhatsApp reforça a importância de adotar a prática de “parar, questionar e verificar” antes de responder a mensagens suspeitas, especialmente quando prometem dinheiro rápido.
A medida chega em meio a ações contra golpes na plataforma. De janeiro a junho deste ano, mais de 6,8 milhões de contas foram desativadas por ligação a esquemas fraudulentos.
A empresa destacou também uma operação em parceria com a OpenAI para encerrar um centro de golpes no Camboja, que utilizava desde promessas de investimento em criptomoedas até esquemas de pirâmide envolvendo aluguel de scooters.
Os criminosos, segundo o WhatsApp, costumam operar várias campanhas simultaneamente, migrando entre diferentes plataformas e métodos — de mensagens de texto e aplicativos de namoro a redes sociais, mensageiros privados e serviços de pagamento.
Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Bleeping Computer.
VEJA TAMBÉM!