A OpenAI lançou nesta semana um novo recurso educacional no ChatGPT chamado modo Estudo (Study Mode), voltado para apoiar o aprendizado ativo e a compreensão profunda de conteúdos acadêmicos.
Disponível para todos os usuários com login, inclusive do plano gratuito, a funcionalidade oferece respostas diretas, guiando os estudantes em uma jornada interativa por meio de perguntas, explicações e testes.
Segundo a OpenAI, o modo Estudo foi desenvolvido com base em pesquisas pedagógicas e contou com a colaboração de professores e especialistas em ciência da aprendizagem. A proposta é transformar o ChatGPT num “tutor virtual”, capaz de adaptar explicações ao nível de conhecimento do usuário, além de promover reflexões e estimular o pensamento crítico dos estudantes.
Como o Modo Estudo pode ajudar no aprendizado
Entre os destaques do novo modo estão os prompts interativos, que combinam questionamentos que estimulam a reflexão, dicas e sugestões para envolver o aluno no aprendizado.
A empresa também destaca que o recurso oferece respostas são estruturadas em etapas progressivas, com conexões claras entre os temas.
O modo Estudo também oferece suporte personalizado, podendo ajustar os conteúdos com base nas interações anteriores e em arquivos enviados pelo usuário.
Ele também é capaz de testar o que o usuário aprendeu, apresentando perguntas abertas e de múltipla escolha, seguido por feedbacks construtivos.
De acordo com a OpenAI, a ferramenta já tem sido usada por estudantes para estudar para provas, resolver exercícios e entender conceitos difíceis. “É como ter um plantão de dúvidas 24 horas com explicações personalizadas”, relatou Noah Campbell, um dos alunos universitários que participou dos testes.
Como acessar o novo recurso
Para ativar o modo Estudo, basta acessar o ChatGPT, selecionar a opção “Study and learn” e iniciar uma conversa. No entanto, assim como outros lançamentos de recursos do chatbot, a funcionalidade pode demorar algumas semanas para chegar para todos os usuários.
A OpenAI observa que esta é uma versão inicial do Study Mode e que novas melhorias serão implementadas com base no feedback dos usuários.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!
- Brasil é um dos países que mais usa IA para consumo de notícias; veículos jornalísticos precisam ficar atentos a isso
- Obras de Da Vinci ganham vida com IA, RV e projeções em mostra imersiva em São Paulo
- "Estou aberto a tudo": Qual a opinião de Ozzy Osbourne sobre IA na música?
- ChatGPT Agent: novo recurso pode trabalhar e organizar as coisas por você