A Samsung surpreendeu o público no Samsung AI Forum 2023 com a apresentação do Samsung Gauss, seu próprio modelo de IA generativa, desenvolvido pela Samsung Research.
O nome "Samsung Gauss" é uma homenagem a Carl Friedrich Gauss, matemático cuja teoria, a distribuição normal, é considerada a base da IA e do aprendizado de máquina.
O lançamento da plataforma surge sete meses após a proibição temporária de ferramentas de IA generativa nos dispositivos da empresa, ocorrida após um vazamento de dados no início do ano.
Como funcionará
A plataforma é composta por três ferramentas, com funcionalidades específicas: Samsung Gauss Language, Samsung Gauss Code e Samsung Gauss Image.
O Samsung Gauss Language é um modelo de linguagem avançado que, assim como o ChatGPT, pode processar linguagem humana, auxiliando na escrita, resumo de documentos e tradução. A empresa planeja incorporar esse modelo em seus dispositivos, ainda sem confirmação de suporte para inglês e coreano como idiomas de interação.
Já o Samsung Gauss Code é voltado para desenvolvedores, funcionando com o assistente de código chamado code.i, visando acelerar a escrita de códigos. Ele oferece suporte à descrição de códigos e geração de casos de teste por meio de uma interface interativa.
Por fim, o Samsung Gauss Image se concentra na geração e edição de imagens, capaz de transformar imagens de baixa resolução em alta resolução.
Disponibilidade
Atualmente, o Samsung Gauss está em uso interno pela equipe da empresa, mas a disponibilidade para o público está prevista para "um futuro próximo", sem detalhes específicos sobre o cronograma. Há planos de integrar o modelo de IA no Galaxy S24, que deve ser lançado em janeiro de 2024.
FIQUE POR DENTRO!
- MediaTek Dimensity 9300: IA generativa é a aposta para smartphones da próxima geração
- Waze anuncia recurso que alerta sobre ruas com histórico de acidentes (Saiba como ativar)
- OpenAI anuncia "GPT-4 Turbo" com atualizações e preços reduzidos