Samsung anuncia Galaxy AI: IA será capaz de traduzir chamadas em tempo real

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Samsung anunciou hoje a Galaxy AI, um conjunto de ferramentas de Inteligência Artificial que virá integrada de forma nativa aos próximos smartphones da marca. E em meio a um boom de ferramentas de IA que tentam se diferenciar uma das outras, a empresa sul-coreana realmente promete algo inédito.

Com o compromisso de mudar para sempre a forma como pensamos sobre nossos telefones, a Galaxy AI vai contar com recursos extremamente inovadores, como a possibilidade de traduzir uma chamada telefônica em tempo real.

Função AI Live Translate Call promete comunicação sem barreiras

Galaxy AI
Imagem: Divulgação / Samsung

Embora ainda não tenha revelado todas as novidades que a Galaxy AI deve trazer para o mercado, a Samsung adiantou uma das ferramentas que os futuros usuários do Galaxy S24 terão em mãos, o AI Live Translate Call (“Tradução de chamadas ao vivo por IA”, em tradução livre).

A função permitirá a tradução em tempo real de uma ligação telefônica, com a possibilidade de traduzir as falas para áudio ou transcrevê-las para texto. Conforme a gigante sul-coreana destacou em seu anúncio, o AI Live Translate Call será um tradutor pessoal que evitará a necessidade de usar aplicativos de terceiros.

"As traduções de áudio e texto aparecerão em tempo real enquanto você fala, tornando a ligação para alguém que fala outro idioma tão simples quanto ativar as legendas ocultas ao transmitir um programa. [...] A Galaxy AI é uma inteligência universal no seu telefone como você nunca viu antes. Em todos os locais onde isso é mais importante — desde a comunicação sem barreiras, à produtividade simplificada e à criatividade sem restrições — estamos a libertar novas possibilidades", afirmou o comunicado.

Segundo a Samsung, a Galaxy AI é uma experiência abrangente de IA móvel, alimentada tanto pela IA no dispositivo desenvolvida pela Samsung quanto pela IA baseada em nuvem.

Samsung Galaxy S24 com Galaxy AI e Samsung Gauss deve ser lançado em janeiro de 2024

Samsung Gauss

No anúncio da Galaxy AI, a Samsung confirmou que a nova tecnologia virá integrada no próximo telefone Galaxy e que ela deve chegar ao mercado no início de 2024. Embora a empresa não tenha dado mais detalhes sobre o dispositivo ou determinado uma data, tudo aponta para o Galaxy S24, com lançamento previsto para janeiro.

Vale lembrar que, ainda ontem, a Samsung anunciou a IA Samsung Gauss, seu próprio modelo de IA generativa. A nova tecnologia contará com as ferramentas Samsung Gauss Language (odelo de linguagem concorrente direto do ChatGPT), Samsung Gauss Code (voltado para desenvolvedores) e Samsung Gauss Image (IA generativa de imagens).

Com a Samsung Gauss sendo capaz de gerar texto, códigos e imagens, a expectativa é de que alguns de seus elementos também sejam usados na Galaxy AI, com as duas novas ferramentas vindo integrados aos futuros smartphones Galaxy da Samsung.

“A tecnologia móvel tem um poder incrível para permitir conexão, produtividade, criatividade e muito mais para as pessoas, mas até agora não tínhamos visto uma IA móvel impulsionar tudo isso de forma significativa. A Galaxy AI é nossa oferta de inteligência mais abrangente até o momento e mudará para sempre a forma como pensamos sobre nossos telefones”, comentou o vice-presidente executivo da Mobile eXperience Business da Samsung, Wonjoon Choi.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: