Rumor: Apple trabalha em versões dobráveis do iPhone e iPad

 William Schendes
William Schendes

Seguindo outras fabricantes de smartphones, a Apple está trabalhando versões dobráveis do iPhone e iPad. A informação vem de uma reportagem do The Information que obteve o relato de uma fonte próxima ao assunto.

De acordo com as informações, a fabricante estaria trabalhando em dois protótipos dobráveis do iPhone que se dobrariam em “forma de concha”, da mesma forma que o Galaxy Z Flip da Samsung e Razr 40 da Motorola.

Apple trabalha em iPhone dobrável
(Imagem: Divulgação/ Apple)

As fontes relatam que a gigante de Cupertino projeta dispositivos dobráveis desde 2018 e o projeto de iPhone dobrável foi suspenso em meados de 2020 para se concentrar numa versão dobrável do iPad — que teria o mesmo tamanho de um iPad mini, cerca de oito polegadas. Com isso em vista, é provável que a Apple lance uma versão dobrável do iPad antes do smartphone.

No entanto, é improvável que esses dispositivos cheguem tão cedo, afinal a publicação destaca que esses dispositivos dobráveis não fazem parte dos planos de produção da Apple para 2024 e 2025.

Num cenário ainda menos otimista, a fabricante pode descartar esses projetos caso não consigam atingir o design desejado. Segundo a publicação, a equipe de design industrial da Apple quer criar um dispositivo com a metade da espessura dos modelos atuais do iPhone. Dessa forma, quando dobrado, o smartphone não ficaria tão grosso.

Além disso, a equipe responsável pelo projeto já analisou adicionar telas curvas nas laterais, permitindo visualizar parte do painel quando o aparelho estivesse fechado.

As fontes citam que o tamanho de bateria e componentes de tela são algumas dificuldades da equipe na criação desse dobrável com aparência fina. Os engenheiros da empresa também trabalham em uma dobradiça que fique com uma aparência enquanto o aparelho estiver aberto.

Caso as informações se confirmem, a Apple lançará seu dobrável cerca de sete anos após a Samsung ter lançado o Galaxt Fold, seu primeiro dobrável, que inspirou outras empresas a lançarem dispositivos com a mesma característica.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: