Review Samsung A15 5G - modelo básico, ótima tela e recursos interessantes

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Hoje a análise é do Samsung Galaxy A15, modelo de entrada da marca, mas que já conta com uma versão (que testamos) com tecnologia 5G.

Samsung A15 5G
★★★☆☆3.5Satisfatório

Aparelho básico, mas com alguns recursos de seus irmãos "maiores".

Prós
  • Design dos irmãos maiores
  • Tela OLED de 90Hz, bom brilho
  • Excelente duração da bateria
  • Carregamento rápido
  • Dual SIM, 5G, NFC, microSD, conector de fone de ouvido (P2) 3,5mm
  • Android 14 com a One UI 6
Contras
  • Lag e engasgos perceptíveis
  • Apenas 4GB de RAM no modelo básico
  • Sem proteção contra respingos de água e poeira
  • Câmera ultrawide ruim

A única diferença entre o Galaxy A15 4G (LTE) e o Galaxy A15 5G é seu chipset MediaTek – Helio G99 vs. Dimensity 6100+ 5G. Essa diferença só é percebida no modem, pois o processador, a GPU e as opções de armazenamento permanecem iguais.

A15 caixa
Samsung Galaxy A15 (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Características

O Galaxy A15 5G é um telefone básico, bem construído e com boa conectividade, com suporte para Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3, NFC, GPS, e com conector de 3,5 mm (P2) para fones de ouvido com fio, além de slot microSD – esses últimos dois recursos que praticamente não vemos mais em outros modelos.

Sua tela é super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 90Hz.

A15 tela acesa
Tela OLED de boa qualidade (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Na traseira, o formato padrão da Samsung com uma câmera tripla – uma primária de 50MP, uma ultrawide de 5MP e uma macro de 2MP. A câmera de selfies tem sensor de 13MP com captura de vídeo em Full HD (1080p).

A15 câmeras
Câmeras triplas (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Sua bateria é de 5.000mAh com suporte para carregamento de até 25W.

O que vem na caixa

O Galaxy A15 5G chegou em uma caixa branca, com o próprio telefone, cabo USB-C e carregador.

A15 caixa
Tudo o que vem na caixa (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Design e tela

É bom ver a série Galaxy A1x recebendo telas em OLED, mesmo que seja um modelo básico e com recorte em forma de U. A qualidade da imagem é superior ao LCD, usado em modelos anteriores.

A15 tela apagada
Boa tela (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

A tela suporta taxa de atualização de até 90Hz. Existem dois modos de suavidade de movimento - Alto e Padrão. Ambos oferecem modos de taxa de atualização fixa de 90Hz e 60Hz.

Não há queda na taxa de atualização ao usar o modo 90Hz, mesmo com imagens estáticas.

Bateria

O modelo é alimentado por uma bateria com capacidade padrão de 5.000mAh, e seu chipset possui baixo consumo de energia. Essa combinação deu certo, oferecendo um bom desempenho e autonomia de pouco mais de 14h de uso.

No teste de carregamento eu utilizei um carregador mais potente, de 68W, que acaba sendo limitado pela capacidade do próprio aparelho, de 25W.

Ele recarregou de 0% a 30% em 15 minutos e atingiu 51% em 30 minutos. O carregamento total levou 1h24, o que está dentro da média desse segmento.

Audio

O Galaxy A15 5G possui apenas um alto-falante mono, na parte inferior. O volume é bom, mas a qualidade do som é mediana, pela ausência de sons mais graves - mas ainda dentro do esperado no segmento.

A15 parte de baixo
Alto falante embaixo (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Sistema

A versão de testes possui 4GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento no padrão UFS 2.2. O aparelho já chega com Android 14 com a One UI v.6.0 mais recente. O telefone é elegível para três atualizações principais do Android (até o Android 17) e um ano extra de patches de segurança por meio de atualizações de firmware.

A interface One UI 6 incluiu algumas novidades, como uma melhor visualização de notificações, um aplicativo de câmera aprimorado e a galeria de fotos com ferramentas de edição mais poderosa, entre outras.

Ela tem quase todas as funções, exceto Always-On Display e suporte ao DeX. O editor de vídeo do estúdio também não está presente.

Todo o resto é o clássico que já conhecemos da One UI - tela de bloqueio, tela inicial, widgets e ícones, manipulação de temas, multitarefa (disponível como pop-up e tela dividida) e aplicativos padrão. Infelizmente o modelo não tem suporte para rádio FM.

Durante os testes, mesmo rodando em desempenho máximo, o aparelho não esquentou. Claro, o Galaxy A15 5G é um telefone bastante lento e você perceberá isso. Há alguns atrasos e engasgos perceptíveis com certa frequência. E embora os jogos sejam possíveis, não recomendamos o aparelho para isso.

Câmeras

O aplicativo da câmera é o mesmo que você encontra em todos os telefones Samsung atualmente. Os modos Pro e o modo noturno funcionam apenas na câmera principal.

A15 cameras 2
Câmeras triplas (Imagem: Adriano Camargo/TechShake)

Fotos

No geral o aparelho faz boas fotos com bastante luz na resolução padrão (12,5MP), e seu zoom é apenas digital e de 2X. A imagem tem bom detalhamento, pouco ruído visível e as cores são bem boas e principalmente precisas.

Em algumas situações as fotos ficam um pouco nítidas demais e às vezes isso é “mascarado” via software com algum tipo de suavização, mas é bem perceptível.

Já a câmera ultrawide de 5MP não consegue o mesmo resultado. Mesmo com bom detalhamento de cores, as imagens não capturam muitos detalhes e podemos perceber bastante ruído.

A câmera macro de 2MP não tira boas fotos – os detalhes são apenas médios, há muito ruído visível, e as cores são OK.

Na câmera frontal de 13MP as selfies saem com boa qualidade – bons detalhes, pouco ruído e cores limpas.

Fotos noturnas

A situação se repetiu nas fotos com pouca luz. A câmera principal consegue fazer boas imagens à noite. Mesmo com poucos detalhes e muito ruído borrado, suas cores são boas.

O recurso de Modo Noturno está disponível para a câmera principal, e ao ativar ele melhorará bastante suas fotos noturnas.

Como era de se esperar, a câmera ultrawide também não faz fotos boas com pouca luz – escuras, com ruídos e poucos detalhes.

Vídeos

O Galaxy A15 5G consegue fazer vídeos em 1080p@30fps com todas as suas câmeras, exceto a macro. Há suporte para estabilização digital nas câmeras principal e ultrawide.

A câmera principal salva bons vídeos em 1080p – eles são detalhados, com cores realistas, boa faixa dinâmica e sem ruídos visíveis. O áudio é capturado em estéreo com taxa de bits de 256 Kbps e o som é bom em todos os vídeos.

Com pouca luz o vídeo fica um pouco escuro, mas mesmo assim é aceitável. Há detalhes suficientes, baixo ruído e boas cores.

Agora, os vídeos da câmera ultrawide são ruins com ou sem luz, e deve ser utilizado apenas se você precisar incluir muita gente na mesma imagem e não se importar com a qualidade.

O vídeo com a câmera frontal é surpreendentemente bom! Imagens bem detalhadas, com boa reprodução de cores.

Conclusão

O Galaxy A15 5G é um aparelho bem equilibrado. Com o design padrão dos modelos da Samsung, pode até ser confundido com seus “irmãos maiores”.

Seu um chipset bom o suficiente para a maioria das operações de rotina e navegar em redes sociais, mas o desempenho não é seu ponto forte. Você deve ter ciência sobre a lentidão nas respostas.

Suas câmeras são apenas medianas, com a lente ultrawide sendo bastante decepcionante.

Sua tela OLED é brilhante e rápida, a duração da bateria é ótima e a velocidade de carregamento é excelente.

No geral, recomendo o Galaxy A15 5G como um modelo mais acessível, mas já ciente de suas limitações.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: