A MediaTek pode sair na frente da Qualcomm na corrida pelos holofotes do mercado de chipsets em setembro. Segundo o leaker Digital Chat Station, o novo Dimensity 9500 será apresentado em 22 de setembro, apenas 24 horas antes do início do Snapdragon Summit, evento no qual a Qualcomm deve revelar o Snapdragon 8 Elite Gen 2.
A estratégia dá à MediaTek a vantagem de abrir a temporada de lançamentos dos chips topo de linha que equiparão diversos smartphones Android em 2026.
De acordo com os vazamentos até o momento, o Dimensity 9500 será fabricado no processo N3P de 3 nm da TSMC, assim como seu principal concorrente, mas trará mudanças importantes. O chipset deve abandonar o arranjo de núcleos “1 + 3 + 4” usado no Dimensity 9400 e adotar a configuração “2 + 6”.
Além disso, o chip deve continuar utilizando designs de CPU e GPU da ARM, com dois núcleos de desempenho rodando a até 4,00 GHz. A GPU Mali-G1 Ultra de 12 núcleos será mantida.
Outra novidade do próximo processador flagship da Mediatek será o suporte ao SME (Scalable Matrix Extension) da ARM, tecnologia que melhora a execução de cargas de trabalho complexas e pode resultar em ganhos de até 20% no desempenho multithread, além de avanços em single-thread.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de WCCFTech.
VEJA TAMBÉM!