PlayStation Portal é desmontado; Veja (em vídeo) todos os detalhes do novo console

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Em um vídeo recente, o YouTuber Jacob R desmontou o novo dispositivo portátil de jogos da Sony, chamado de PlayStation Portal, a fim de entender melhor o funcionamento interno e sua capacidade de reparos. E ele chegou a conclusão que consertar o gadget é algo bastante complexo.

O PlayStation Portal não é um console portátil de jogos portátil independente – o dispositivo foi projetado para se conectar ao console PlayStation 5 e transmitir jogos dele. Ele tem uma tela de 8 polegadas com resolução 1080p e os controles embutidos em suas laterais, lembrando muito um Nintendo Switch.

O console, que começou a ser vendido no dia 15 deste mês teve boa aceitação nos mercados em que foi lançado (esgotou rapidamente no Japão e em outras regiões).

Como é por dentro?

O fato dele trabalhar conectado a um Ps5, por um lado, ajudou a reduzir consideravelmente o custo do aparelho para US$ 200, porém seu hardware também não está entre os mais poderosos.

Ele recebeu um modesto processador Qualcomm 662, de quatro núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A73 e clock de até 2.0 GHz e quatro núcleos de eficiência Cortex-A53 a 1.8 GHz, e uma GPU Adreno 610. Isso significa que o pequeno console tem o desempenho de um smartphone intermediário de entrada, o que pode explicar sua limitação exclusiva ao streaming de jogos.

PlayStation Portal desmontado Sony console
PlayStation Portal visto por dentro (Imagem: YouTube/Jacob R)

Mas a capacidade de manutenção do PlayStation Portal acabou se mostrou um problema maior. Como não há parafusos visíveis do lado de fora, os gatilhos e as tiras de plástico são presas com alguns clipes na parte frontal, e precisam ser destacados antes que a parte traseira possa ser removida.

As pequenas alavancas analógicas podem ser tiradas soltando alguns parafusos. Porém, todos os outros reparos são extremamente difíceis, até mesmo uma simples substituição da bateria - que ocupa boa parte do corpo do console - exige a remoção da tela e é colada na carcaça, assim como a própria bateria também é colada.

Com isso o YouTuber resolveu aquecer o aparelho, e isso fez com que o adesivo perdesse a aderência, permitindo a remoção da tela e mostrando uma bateria de 4370 mAh logo abaixo dela.

Esta forma de desmontagem pode ser perigosa, afinal não é recomendado expor baterias a altas temperaturas (com risco de explosão!) e será extremamente difícil substituir sozinho uma bateria com defeito.

Veja todos os detalhes no vídeo:

VEJA MAIS:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: