A OpenAI anunciou que está adquirindo a io, empresa de hardware fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, responsável pela criação do iPhone e do Apple Watch.
A empresa responsável pelo ChatGPT está comprando a startup por cerca de US$ 6,5 bilhões, sendo esta a maior aquisição da OpenAI até o momento. No entanto, a compra ainda depende da aprovação dos órgãos regulatórios dos Estados Unidos.
O acordo foi anunciado em um vídeo divulgado na última quarta-feira (21), em que Ive e Sam Altman, CEO da OpenAI, apresentam a intenção das empresas de trabalharem juntas em produtos voltados ao uso de inteligência artificial. Segundo os executivos, a missão dessa fusão é descobrir como “criar uma família de dispositivos que permitirá às pessoas usar a IA para criar todos os tipos de coisas maravilhosas”.
Com a aquisição, cerca de 55 engenheiros de hardware, desenvolvedores e especialistas da io se juntarão à equipe da OpenAI.
“A equipe da io, focada no desenvolvimento de produtos que inspiram, capacitam e habilitam, agora se fundirá com a OpenAI para trabalhar mais intimamente com as equipes de pesquisa, engenharia e produtos em São Francisco.”

Nos últimos anos, vimos alguns produtos de IA surgirem para aproveitar o entusiasmo em torno da tecnologia do momento, incluindo robôs, veículos autônomos e wearables. No entanto, alguns projetos ambiciosos, como o já descontinuado Human Pin — que prometia substituir os celulares — não tiveram sucesso.
Como relatou Altman à Bloomberg, o primeiro produto da parceria entre OpenAI e io não pretende acabar com os celulares. “Da mesma forma que o smartphone não fez o laptop desaparecer, não acho que nosso primeiro produto vá fazer o smartphone desaparecer”, disse.
No vídeo de anúncio, Altman relata que Ive já lhe apresentou alguns protótipos de dispositivos, algo que ele já vê como a “peça de tecnologia mais legal que o mundo já viu”.
Mas que tipo de produto de IA OpenAI e io estariam desenvolvendo? Em entrevista ao Wall Street Journal, Altman diz que o plano é construir 100 milhões de “companheiros de IA”, que farão parte da vida cotidiana dos usuários.
Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de The Verge, NPR e Wall Street Journal.
VEJA TAMBÉM!