A Samsung começou os testes internos do Exynos 2600, chip que pode equipar o Galaxy S26 padrão em 2026. A informação veio à tona após o processador ser identificado no banco de dados do Geekbench pelo vazador @Jukanlosreve com o número de modelo S5E9965.
Como é possível conferir na imagem abaixo, o processador foi testado em um dispositivo com 12 GB de RAM e rodando o Android 16. Nos benchmarks, alcançou 2.155 pontos em single-core e 7.788 em multi-core. Entretanto, vale observar que os resultados ainda não definitivos, já que se trata de um protótipo em fase inicial do chip.
CPU com 10 núcleos e foco em IA
De acordo com o @Jukanlosreve, o Exynos 2600 adota um conjunto de 10 núcleos, com organização semelhante aos chips topo de linha da MediaTek:
-
1 núcleo de alto desempenho (possivelmente ARM Cortex-X935) com clock de 3,55 GHz
-
3 núcleos intermediários (provavelmente Cortex-A730) com clock de 2,96 GHz
-
6 núcleos de suporte com clock de 2,4 GHz
O chip também apresenta suporte ao recurso Scalable Matrix Extension (SME) da ARM, tecnologia que melhora cálculos de matriz, otimizando o desempenho em tarefas de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina).
Também é dito que o Exynos 2600 virá com a GPU Xclipse 960, compatível com Vulkan 1.4. Ainda não se sabe qual versão da arquitetura RDNA da AMD está sendo utilizada, mas tudo indica que a Samsung continua a parceria com a gigante norte-americana no segmento gráfico.
Exclusividade no Galaxy S26 básico?
Segundo um relatório recente da Bloomberg, a Samsung pretende usar o Exynos 2600 somente na versão básica do Galaxy S26.
Modelos mais avançados, como o Galaxy S26 Ultra, devem continuar com chips Snapdragon 8 Elite Gen 2. Há ainda rumores de que o modelo Plus será substituído por um Galaxy S26 Edge, que também deve manter o processador da Qualcomm.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de SamMobile.
VEJA TAMBÉM!