O gadget ideal para médicos? Vision Pro é usado em cirurgia na Índia

 William Schendes
William Schendes

Apesar das críticas relacionadas a falta de recursos e aplicativos, o Apple Vision Pro parece ser querido por uma comunidade específica: médicos cirurgiões.

Desde o lançamento do headset de realidade mista, conferimos alguns casos de profissionais da medicina utilizando o aparelho para procedimentos cirúrgicos. Agora, o uso mais recente do óculos da Apple aconteceu na Índia, em cirurgias laparoscópicas no Hospital GEM, em Chennai.

Esse tipo de cirurgia está relacionado a problemas de vesícula biliar, câncer de estômago, fístula e hérnias, como descreve o Firstpost.

Surgeons in #chennai #TamilNadu #India are using #Apple Vision Pro headset to perform key-hole surgeries..Vision Pro shows a wall-size virtual screen, both-eye 4K view of internal organs, shows multiple tabs etc. Dr. Parthasarathi GEM Hosp has done 30+ surgeries using AVP pic.twitter.com/ZtwkDyhdjB

— Sidharth.M.P (@sdhrthmp) 8 de maio de 2024

O gastroenterologista cirúrgico e diretor de operações do Hospital GEM, Dr. R Parthasarathy, explica que headsets de realidade mista de alta tecnologia trazem vantagens significativas, facilitando algumas cirurgias.

O dispositivo se destaca por oferecer uma visão aprimorada de imagens internas, em cirurgias laparosópicas e tomografias, permitindo realizar exames detalhados dos órgãos internos.

Outro benefício do headset é que ele permite a visualização em tempo real e sem atrasos dos órgãos envolvidos nos procedimentos. Além disso, a tecnologia do aparelho ajuda a consultar informações durante a cirurgia, pois permite abrir várias guias ao mesmo tempo e visualizar dados.

De acordo com Parthasarathy, o aparelho já foi utilizado em mais de 30 cirurgias e pretende continuar utilizando o aparelho em mais procedimentos.

O gadget ideal para médicos? Vision Pro é usado em cirurgia na Índia
(Imagem: Piron Guillaume/ Unsplash)

Headset da Apple também foi utilizado por cirurgião brasileiro!

O Apple Vision Pro foi utilizado por um médico brasileiro para realizar uma cirurgia de artroscopia no ombro de um paciente. O cirurgião Bruno Gobbato do Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina) utilizou o headset de realidade mista para o procedimento cirúrgico em uma paciente com uma ruptura de manguito rotador. Confira o vídeo do médico utilizando o headset.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: