A Meta fará uma mudança significativa em seu aplicativo do WhatsApp para Windows que irá piorar o desempenho e consumirá mais memórias dos computadores. Na versão beta mais recente do software para PCs, uma das grandes alterações notadas foi a substituição do aplicativo nativo por uma versão web do mensageiro.
Com isso, os usuários notarão uma mudança no visual do aplicativo, mas internamente o software também passou a usar o WebView — a mesma estrutura presente na interface web do WhatsApp, acessível em web.whatsapp.com.
Como observa o Windows Latest, essa versão web integrada à nova beta deixa o aplicativo com desempenho inferior. Isso ocorre porque a versão anterior executava apenas um subprocesso, enquanto o novo modelo em WebView aciona múltiplos processos simultâneos, o que aumenta o consumo de recursos.
Nos testes realizados pelo Windows Latest, a nova versão do WhatsApp consumiu cerca de 30% mais memória RAM do que o aplicativo nativo.
A Meta ainda não se pronunciou oficialmente sobre a mudança, mas especula-se que a migração para o WebView2 tenha como objetivo unificar a base de código do aplicativo, facilitando sua manutenção e desenvolvimento.
O ponto curioso é que, na Central de Ajuda do WhatsApp, a própria empresa destaca que os apps nativos para Windows e Mac “proporcionam melhor desempenho e confiabilidade”. Então, por que alterar algo que funcionava bem? Resta saber se a Meta reconsiderará a decisão diante de possíveis críticas dos usuários.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Windows Latest e The Verge.
VEJA TAMBÉM!