Nintendo encerra suporte e reparos para o Wii U

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Após anunciar o encerramento dos servidores do Wii U no início deste ano, a Nintendo agora confirma que também está encerrando o suporte a reparos do console. Com isso, a empresa coloca um ponto final definitivo na vida útil do Wii U.

Nintendo Wii U capa preta
Wii U (Imagem: Nintendo)

Em maio, a Nintendo já havia alertado sobre o fim dos reparos do Wii U. "O período para retenção de peças de reparo, conforme estipulado nos regulamentos de serviço, expirou, então, assim que o estoque atual de peças se esgotar, os serviços de reparo serão encerrados", escreveu a empresa em um comunicado.

Agora, o Wii U está oficialmente listado como não elegível para reparo na página de serviço de fim de vida da Nintendo.

Lançamento e declínio do Wii U

Lançado no final de 2012 como sucessor do Wii, o Wii U não conseguiu conquistar os consumidores, vendendo apenas 13,56 milhões de unidades. Eventualmente, foi substituído pelo Switch, que superou em mais de dez vezes as vendas do Wii U, alcançando 141,3 milhões de unidades.

Wii U preto capa fundo azul
Wii U fez sucesso na época (Imagem: Divulgação)

O Wii U foi marcado por seu Gamepad com uma tela touchscreen de 6,2 polegadas, permitindo jogabilidade tanto em modo portátil quanto conectado à TV, uma inovação na época. Outro ponto forte foram os jogos exclusivos da Nintendo, como Splatoon, Super Smash Bros. para Wii U, Mario Kart 8 e Super Mario 3D World, que ofereciam ações de multiplayer local que eram únicas.

Mesmo com seu desempenho comercial abaixo do esperado, o Wii U conquistou muitos fãs devido ao seu design peculiar e pela diversão que o console oferecia.

Futuro da Nintendo

A Nintendo planeja anunciar o sucessor do Switch antes de março de 2025, segundo informações. Para aqueles que ainda jogam no Wii U, a recomendação agora é cuidar muito bem do console, pois reparos se tornarão cada vez mais difíceis.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: