Nintendo aposta na criatividade humana e rejeita IA generativa nos jogos

 William Schendes
William Schendes
Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o TechShake pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

A Nintendo está indo na contramão das empresas de videogames ao rejeitar o uso de inteligência artificial (IA) generativa para desenvolver jogos. Em uma sessão de perguntas e respostas com investidores, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, falou sobre o tema e levantou suas preocupações sobre a tecnologia do momento.

"A IA generativa, que tem sido um tópico quente nos últimos anos, pode ser mais criativa, mas também reconhecemos que ela tem problemas com direitos de propriedade intelectual. Nossa empresa tem décadas de know-how na criação de experiências de jogo ideais para nossos consumidores. Embora sejamos flexíveis em responder a desenvolvimentos tecnológicos, esperamos continuar a fornecer valor que é exclusivo para nós e que não pode ser criado apenas por meio da tecnologia."

- Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo.

Nintendo aposta na criatividade humana e rejeita IA generativa nos jogos
(Imagem: Alphacolor/ Unplash)

Como observa a reportagem da GameWorld Observer, o posicionamento da Nintendo diverge de outras gigantes da indústria de videogames, como Electronic Arts, Ubisoft e Take-Two Interactive.

A fala de Furukawa acontece meses após o CEO da Sony se posicionar sobre o uso de IA para o desenvolvimento de jogos. Na época, Kenichiro Yoshida disse que a IA não é um “substituto para a criatividade humana”, acrescentando que a considera “uma tecnologia que apoia a criatividade”.

Mas isso não significa que as empresas não utilizem a tecnologia. Nintendo e Sony (e outras gigantes) usam IA para auxiliar no desenvolvimento de jogos, criando movimentos de inimigos e controle de personagens, mas não a IA generativa, capaz de criar coisas do zero.

É bom saber que há empresas que ainda prezam pela criatividade humana, em vez de substituí-la pela IA, resultando em demissões em massa — como, infelizmente, têm acontecido com frequência na indústria de videogames.

Com informações de Tom´s Hardware e Games Radar.

Nintendo Switch Lite Coral - Animal Crossing

Nintendo Switch Lite Coral - Animal Crossing

  • INCRÍVEL DESIGN. O Nintendo Switch Lite Coral, é um console portátil, compacto e leve. Possui Elementos de design inspirados na série Animal Crossing.
  • DIFERENTES MODOS PARA JOGAR. Convide amigos para sua ilha ou visite a ilha deles com até 8 jogadores nos modos multijogador e online.
  • INCRÍVEL DESIGN. O console vem na cor Coral, com um padrão de folha branca na parte de trás e um lindo design de folha na frente. Está incluído o download completo do jogo Animal Crossing: New Horizons!

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: