MWC 2024: Intel revela processadores Core Ultra para laptops: A Era do PC com IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Intel escolheu o MWC 2024 para apresentar seus mais novos processadores Core Ultra, projetados para laptops de alto desempenho.

A linha, introduzida no final de 2023, recebe agora suporte ao vPro, confirmando sua presença no primeiro trimestre de 2024. O destaque é o poderoso Core Ultra 9 185H, equipado com 16 núcleos.

Chip Intel Core
Novo chip para notebooks Intel Core Ultra (Imagem: Divulgação)

O início da Era do "PC com IA"

Os processadores Core Ultra são conhecidos por adotarem núcleos de alto desempenho (P) e núcleos de eficiência energética (E), além de suporte a memórias DDR5 e LPDDR5/x, e um foco extraordinário em inteligência artificial. A empresa sugere que essa iniciativa marca o início da era do "PC com IA".

Baseados na arquitetura Meteor Lake e fabricados no processo Intel 4 de 7 nanômetros, esses chips trazem uma novidade para a Intel: uma unidade de processamento neural (NPU).

Semelhante a componentes já presentes em chips da Qualcomm e Apple, a NPU acelera tarefas de inteligência artificial.

Integração com Microsoft Copilot e otimização para IA

A Intel destacou a compatibilidade dos processadores Core Ultra com a tecnologia de inteligência artificial Microsoft Copilot, integrada ao Windows 11.

Além disso, esses chips têm a capacidade de otimizar recursos de IA em softwares como Adobe, Webex e Zoom. Entre as otimizações possíveis estão rastreamento ocular em chamadas de vídeo, supressão de ruídos em imagens, geração de legendas em tempo real, transcrição de áudio, detecção de ransomwares e renderização de vídeo.

Muito desempenho

Os modelos incluem o poderoso Core Ultra 9 185H, com 16 núcleos de CPU e oito núcleos de GPU, destacando-se como o mais potente. Outras variantes, como Core Ultra 7 e 5, oferecem um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.

Chips Intel Core
Novos chips Intel Core Ultra (Imagem: Divulgação)

A Intel destacou um aumento de até 47% na velocidade em softwares de produtividade em comparação com PCs de alto desempenho de três anos atrás, e comparando o Core Ultra 7 165H com o AMD Ryzen 7 7840U, a empresa afirma até 27% mais desempenho em produtividade.

Além disso suportam outras tecnologias como Wi-Fi 7, Bluetooth LE Audio e Thunderbolt 4. .

Suporte corporativo

Esses chips fazem parte da plataforma Intel vPro, ideais para aplicações corporativas. As versões vPro Enterprise e Essentials oferecem diferentes recursos, sendo a primeira mais indicada para organizações complexas.

Empresas como Acer, Asus, Dell, Lenovo, LG e Samsung já anunciaram a produção de novos notebooks e workstations com esses processadores.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: