Microsoft Brasil abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Microsoft Brasil, em parceria com a WoMakersCode, está com inscrições abertas para quatro programas gratuitos de tecnologia voltados exclusivamente para mulheres cis e transgênero. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a capacitação em tecnologia para colaborar com a equidade de gênero no setor.

As trilhas abordam temas que vão desde inteligência artificial e Machine Learning até Fundamentos de GitHub e Python aplicado a dados, estatística e modelos regressivos.

Mulheres carreira tecnologia 1
Mulheres no WoMakersCode (Imagem: Divulgação)

São mais de 10 mil vagas oferecidas para participantes que terão acesso à mentorias e aulas ao vivo conduzidas por especialistas da Microsoft. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Além das formações, a Microsoft também oferece possibilidade de certificação gratuita para as alunas que atingirem a pontuação necessária nas avaliações finais de cada um dos cursos. Elas poderão receber as certificações do Microsoft AI Fundamentals e GitHub Foundations.

Saiba mais sobre cada um dos programas e seus respectivos pré-requisitos, quantidade de vagas e períodos de inscrição:

7ª edição do Elas na IA

O curso tem duração prevista de 4 semanas, nas quais as alunas terão mentorias e duas aulas semanais transmitidas ao vivo, abordando temas como Machine Learning, IA Generativa, Responsible AI, entre outros. Um desafio de IA será proposto ao final das aulas e as 14 participantes que mais se destacarem receberão um voucher para realizar a certificação Microsoft AI Fundamentals gratuitamente. Em sua 7ª edição, o #ElasNaIA já formou mais de 200 mulheres desde a sua criação, em 2021.

Período de Inscrições: De 22 de abril até 03 de maio

Quantidade de vagas disponíveis: 5 mil vagas

Pré-requisitos: É recomendado conhecimento básico sobre cloud, programação e linguagem Python.

Link para inscrição

GitHub 4 Women

A mentoria de cinco semanas abordará temas como Fundamentos de GitHub, Codespaces, GitHub Copilot e preparação para certificação GitHub Fundamentals. Ao término do curso, um exame avaliará as participantes e as 100 melhores receberão um voucher para realizar a certificação GitHub Foundations de forma gratuita.

Período de Inscrições: De 22 de abril até 10 de maio

Quantidade de vagas disponíveis: 5 mil vagas

Pré-requisitos: É recomendado conhecimento básico sobre cloud, controle de versão e desenvolvimento de software.

Link para inscrição

Mulheres tecnologia capa 2
Mulheres na tecnologia (Imagem: freepik)

Bootcamp Data Analytics

Programa de formação voltado para mulheres na área de análise de dados, tem duração de aproximadamente 6 meses, com aulas de mentoria de carreira e networking profissional. A capacitação tem módulos como Python aplicado a dados, estatística e modelos regressivos, visualização de dados, Business Intelligence, Storytelling de Dados, Git, GitHub, Banco de Dados e Computação em Nuvem, além de habilidades comportamentais e mentoria para plano de carreira e empregabilidade no setor.

Período de Inscrições: De 22 de abril até 17 de maio

Quantidade de vagas disponíveis: 150 vagas

Pré-requisitos: Conhecimentos em Lógica de Programação e Python, disponibilidade para participar das aulas semanais ao vivo

Link para inscrição

Back-end Python

Programa de formação para mulheres em Python, com duração de aproximadamente 4 meses. As aulas on-line abordarão conceitos da linguagem, Estrutura de Dados, Desenvolvimento de APIs com FastAPI Django, Arquitetura e Testes, Banco de Dados, principais frameworks de desenvolvimento web e integração com Inteligência Artificial.

Período de Inscrições: De 22 de abril até 22 de maio

Quantidade de vagas disponíveis: 70 vagas

Pré-requisitos: Conhecimento básico em Lógica de Programação e GitHub e disponibilidade para participar das aulas semanais ao vivo

Link para inscrição

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: