Durante o Microsoft Build, evento anual voltado para desenvolvedores, realizado na última segunda-feira (19), a Microsoft revelou uma série de inovações tecnológicas que prometem revolucionar a forma de trabalhar. Entre as novidades, destaca-se o GitHub Copilot, um agente de IA capaz de realizar atividades de programação para os usuários de maneira autônoma.
Utilizando modelos de IA de última geração — como o Claude 3.7 Sonnet, da Anthropic —, o agente pode executar tarefas de baixa a média complexidade, incluindo adicionar funcionalidades no código, corrigir bugs e testes de software.
“Usando modelos de última geração, o agente se destaca em tarefas de baixa a média complexidade em bases de código bem testadas, desde a adição de recursos e correção de bugs até a extensão de testes, refatoração de código e aprimoramento da documentação.”
- Thomas Dohmke, CEO do GitHub.
Como explica o GitHub, o agente funciona por meio de uma máquina virtual, que clona o repositório, analisa a base de código e envia as informações para um rascunho de pull request (uma solicitação de alterações no código).
O Copilot também considera todas as solicitações de alteração e segue instruções personalizadas definidas pela equipe de desenvolvimento. Todo esse processo pode ser acompanhado por meio de uma descrição nos registros de log.
“O agente também incorpora o contexto de problemas relacionados ou discussões de PR (pull request) e segue quaisquer instruções personalizadas do repositório, permitindo entender tanto a intenção por trás da tarefa quanto os padrões de codificação do projeto.”
- GitHub.

Além disso, o Copilot permite que os desenvolvedores atribuam um problema no código para que ele seja corrigido. Então, o agente responderá com um emoji de olhos (👀), indicando que já está trabalhando na resolução da falha. Ao finalizar, a IA sinaliza ao usuário para revisar o código.
O agente GitHub Copilot já está disponível para os clientes dos planos GitHub Copilot Enterprise e Copilot Pro+.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!