Microsoft adiciona tecla para Copilot a teclados de computadores Windows

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Microsoft anunciou mais um passo para a completa integração dos recursos de sua Inteligência Artificial Copilot ao Windows: a adição de um tecla especificamente para a IA aos teclados dos computadores.

A partir deste ano, os novos computadores com Windows já chegarão ao mercado com a tecla dedicada a iniciar o Copilot. E os primeiros serão os laptops da nova linha Dell XPS.

"Em direção a um futuro de computação mais pessoal e inteligente"

Conforme a Microsoft destacou, no anúncio feito em seu blog hoje, a "introdução da tecla Copilot marca a primeira mudança significativa no teclado do Windows PC em quase três décadas", o que nos dá uma noção da importância desta mudança.

"Hoje, estamos entusiasmados em dar o próximo passo significativo e apresentar a tecla Copilot para PCs com Windows 11. Neste novo ano, daremos início a uma mudança significativa em direção a um futuro de computação mais pessoal e inteligente, onde a IA será perfeitamente integrada no Windows, desde o sistema, ao silício e ao hardware. Isto não só simplificará a experiência computacional das pessoas, mas também a ampliará, tornando 2024 o ano do AI PC", declarou a Microsoft.

Como é possível ver no vídeo acima, a nova tecla ficará do lado direito da barra de espaço, entre as teclas “Alt” e de seta, onde antes ficava a segunda tecla de "Ctrl", ao que parece. A tecla ativará os recursos do Copilot AI no Windows 11. Caso o usuário desabilite o Copilot clicando novamente na tecla, o Windows voltará ao seu modo normal de pesquisa.

Vale destacar que há ainda outras formas de acessar o Copilot. O aplicativo do Microsoft Edge para Android e iOS já está sendo anunciado nas lojas de apps como "Navegador AI", por já vir com os recursos da IA integrados.

Além disso, o Copilot lançou aplicativos próprios para Android e iOS. Nessas duas situações, a plataforma traz as avançadas IA generativa de texto GPT-4 e IA generativa de imagens DALL-E 3. Há opções de utilizar os recursos gratuitamente e de pagar por mais benefícios.

Microsoft edge AI
Captura de telas do aplicativo do navegador AI Microsoft Edge

De acordo com a Microsoft, os primeiros computadores com a nova tecla dedicada ao Copilot já poderão ser vistos no evento de tecnologia CES 2024, que terá início na próxima semana.

"Nunca houve melhor momento para começar a usar o Copilot hoje, seja transformando suas ideias em músicas, criando lindas imagens e rascunhos sofisticados para ajustar as configurações do seu PC , o Copilot é seu companheiro diário de IA no trabalho e na vida", afirmou a Microsoft.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: