Meta está desenvolvendo sistema de IA mais poderoso para concorrer com OpenAI

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A corrida tecnológica segue a toda velocidade e a Meta não pretende ficar para trás. Controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, a empresa de Mark Zuckerberg está desenvolvendo um novo e mais poderoso sistema de Inteligência Artificial.

De acordo com informações do Wall Street Journal, o objetivo da Meta Platforms é ter uma IA tão poderosa quanto o modelo mais avançado da OpenAI, empresa responsável pelo popular ChatGPT.

Modelo deve ser "várias vezes mais poderoso" que o Llama 2

meta AI
Meta quer novo sistema de AI já para 2024 (Imagem: Shutterstock / Skorzewiak)

Em julho deste ano, a Meta lançou um modelo de linguagem de IA de código aberto chamado Llama 2. Distribuído pelos serviços em nuvem Azure da Microsoft (MSFT.O), o Llama 2 foi criado para concorrer com o Bard, do Google, e o ChatGPT, da OpenAi. Mas agora, fontes confiáveis do Wall Street Journal revelam que o novo sistema de IA que a Meta está desenvolvendo será várias vezes mais poderoso que a versão comercial do Llama 2.

Embora os detalhes ainda possam mudar, o sistema planejado, do modelo de linguagem grande, teria como propósito ajudar outras empresas a construir serviços próprios capazes de produzir análises, textos e outros resultados.

Com expectativa de começar a treinar seu novo sistema de AI já no início de 2024, a Meta quer lançar a novidade ainda no ano que vem, conforme informou a reportagem do WST.

O boom do IA na corrida tecnológica continua

bard e chatgpt
ChatGPT e Bard são duas das maiores AI no mercado atualmente (Imagem: Shutterstock / JRdes)

Desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final do ano passado, a indústria de tecnologia voltou grande parte de seus esforços para desenvolver seus próprios sistemas de IA ou aplicar o recurso aos dispositivos com os quais já trabalhavam.

Grandes nomes do cenário de tecnologia migraram para o mercado nascente de IA generativa tanto em busca de novos recursos e como tentando alcançar um refinamento de processos de negócios. Uma delas é a Apple. Segundo a Bloomberg News informou em julho, a Apple está trabalhando em um sistema de IA semelhantes ao ChatGPT e ao Bard do Google. Além de uma IA para criar grandes modelos de linguagem, o Ajax, a Apple estaria testando um chatbot.

Já o Google segue expandindo o uso de IA em seus serviços. Além de já ter o Bard no disputado mercado de IA, no final de agosto o Google adicionou recursos de inteligência artificial ao Google Flights, para indicar o melhor dia para comprar passagens aéreas. Além disso, também em agosto, o The New York Times noticiou que o Google estaria desenvolvendo uma IA capaz de dar conselhos de vida.

Outro grande nome deste mercado que também já começou a se aventurar na IA é Elon Musk. Em agosto, o atual dono do ex-Twitter, anunciou o desenvolvimento da xAI, uma inteligência artificial alternativa ao chatbot ChatGPT.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: