O iPhone 17 Air pode ser o modelo com menor capacidade de bateria da nova geração da Apple. Segundo o vazador Instant Digital, conhecido por antecipar detalhes da marca no Weibo, o aparelho pode vir com uma célula de apenas 2.800 mAh, o que será significativamente inferior aos outros modelos da linha iPhone 17.
Para efeito de comparação, o iPhone 16 básico contará com 3.561 mAh, enquanto o 16 Pro Max chega a 4.685 mAh. Se confirmado, o 17 Air terá não só a menor bateria da nova geração, mas também uma das menores já vistas nos últimos anos entre os modelos premium da Apple.

O motivo para essa escolha estaria no design ultrafino do iPhone 17 Air, que deve ter apenas 5,5 mm de espessura, um dos menores já adotados pela Apple, como observa o site Apple Insider. Essa estrutura mais compacta reduz o espaço interno disponível, dificultando o uso de uma bateria maior.
Apesar da bateria menor no modelo Air, a Apple pode apostar em recursos de software para compensar a limitação. Isso porque o novo Modo Adaptativo de Energia do iOS 26 promete ajustar o consumo de forma inteligente para garantir autonomia ao longo do dia.
Segundo o MacRumors, testes internos da Apple indicam que o recurso é eficiente, mas ainda limitado. Enquanto os iPhones atuais conseguem chegar ao fim do dia com carga em 80% a 90% dos casos, o 17 Air teria desempenho satisfatório apenas em 60% a 70% das situações.
Como alternativa, a Apple pode relançar uma capa de bateria, como a Smart Battery Case lançada para o iPhone 11.
O iPhone 17 Air deve ser anunciado em setembro de 2025, ao lado dos modelos padrão e Pro. O principal atrativo do dispositivo seria seu design fino, que visa competir com o Galaxy S25 Edge da Samsung.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Apple Insider.
VEJA TAMBÉM!