Após o retorno do X ao Brasil, o aplicativo da rede social para Android e iOS deslanchou nas lojas de apps no território nacional. Antes da liberação, o aplicativo tinha menos de 10 mil downloads diários, mas, após o anúncio do STF permitindo que a rede social voltasse a operar no país, o número de downloads cresceu quase dez vezes.
Os dados vêm de um levantamento da Mobile Time em parceria com a AppMagic. Na última segunda-feira (7), antes do ministro Alexandre de Moraes autorizar o desbloqueio da rede social, o X atingiu apenas 6 mil downloads. No dia seguinte, quando o magistrado determinou a liberação da plataforma, os números começaram a subir, alcançando 21 mil downloads. Já na quarta-feira, o aplicativo registrou 49 mil instalações, e, no dia seguinte, esse número chegou a 54 mil.
Em apenas quatro dias, o aplicativo do X para Android e iOS saltou da 861ª posição no ranking de apps mais baixados no Brasil para a 21ª colocação, de acordo com o levantamento da AppMagic.
A pesquisa também apontou o impacto do retorno do X em outros aplicativos de microblogging. O Threads manteve uma média de 100 mil downloads no Brasil e continuou entre os 10 aplicativos mais baixados do país. Na segunda-feira, o app da Meta teve 109 mil instalações, repetindo o mesmo número ontem (10), mesmo após o desbloqueio do X.
Por outro lado, o Bluesky foi o aplicativo mais afetado negativamente com a volta da rede social de Elon Musk ao Brasil. Na segunda-feira, o Bluesky registrou 12 mil downloads, mas na quinta-feira esse número caiu para apenas 6 mil.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!