"Estou aberto a tudo": Qual a opinião de Ozzy Osbourne sobre IA na música?

 William Schendes
William Schendes

Ozzy Osbourne, o lendário vocalista do Black Sabbath — banda precursora do heavy metal — morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos, poucas semanas após seu show de despedida em sua cidade natal, Birmingham, na Inglaterra. O “príncipe das trevas” sofria com Parkinson desde 2019, mas a causa da morte não foi divulgada. O falecimento foi comunicado pela família nas redes sociais.

“Morreu cercado de amor. É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”

Diz a nota publicada pela família.

It is with more sadness than mere words can convey that we have to report that our beloved Ozzy Osbourne has passed away this morning. He was with his family and surrounded by love.We ask everyone to respect our family privacy at this time. Sharon, Jack, Kelly, Aimee and… pic.twitter.com/WLJhOrMsDF

— Ozzy Osbourne (@OzzyOsbourne) 22 de julho de 2025

Qual era a opinião de Ozzy sobre a IA na música?

Mas afinal, numa época em que inteligências artificiais estão ocupando até a indústria musical, qual era a opinião de Ozzy Osbourne sobre o uso da tecnologia na produção de músicas?

Durante um episódio do podcast “The Osbournes” no ano passado — ao lado de sua esposa Sharon Osbourne e de seu filho Jack Osbourne — o roqueiro foi questionado por um espectador se faria uma música com inteligência artificial ao lado de Randy Rhoads, guitarrista de seus primeiros álbuns solo, que morreu em um acidente de avião durante uma turnê nos Estados Unidos, em 1982.

Em resposta, Ozzy disse que nunca havia pensado na possibilidade, mas comentou sobre Now and Then, última canção dos Beatles, finalizada com ajuda de IA para recuperar a voz de John Lennon a partir de uma gravação de baixa qualidade.

“Estou aberto a tudo”: Qual era a opinião de Ozzy Osbourne sobre IA na música?

(Imagem: Reprodução/ The Hard Times)

Apesar de não elaborar muito sobre o tema, suas falas indicaram que ele não via a tecnologia de forma completamente negativa.

“O que os Beatles restantes fizeram com o John Lennon foi uma música parcial. Eles limparam a faixa. Eu não acho que tenho nada sobrando de Randy Rhoads.”

- Ozzy.

Jack, então, sugeriu que a IA poderia ser treinada para simular o estilo de Rhoads na guitarra. Ozzy respondeu:

“Eu estou aberto a tudo. Se for de boa qualidade, você sabe [...] Aquela coisa dos Beatles com Now and Then não era uma música dos Beatles. Era uma música do John Lennon.”

Durante a conversa, Jack relembrou uma música criada por IA que colocava Ozzy cantando uma canção de Shania Twain e decidiu tocá-la para o pai. Ele reagiu dizendo: “Você poderia fazer um novo álbum para mim” e completou: “Esse é o futuro. Sei que a cena musical vai ser completamente diferente.”

“Estou aberto a tudo”: Qual era a opinião de Ozzy Osbourne sobre IA na música?

Ozzy ao lado de sua esposa Sharon Osbourne no podcast "The Osbournes". (Imagem: Reprodução/ YouTube)

Questionado se essa transformação o deixava apreensivo, foi direto: “Não.” No entanto, alertou para os riscos da tecnologia, ressaltando que “as pessoas vão querer usá-la para o mal”, como “colocar uma música em uma fórmula e continuar repetindo isso”.

No fim da conversa, voltou a comentar sobre sua experiência com Now and Then:

“Na primeira vez que eu ouvi aquilo, eu pensei: ‘mas que merda é essa?’. Então eu ouvi de novo e de novo, e agora eu tenho que ouvir todos os dias. Mas, sabe, a faixa só me fez querer mais [dos Beatles].”

Você pode conferir essas falas de Ozzy Osbourne sobre inteligência artificial no vídeo abaixo, a partir de 31:57. Aproveite!

Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: