8 dicas para proteger seus dispositivos de malware

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Em algum momento, a grande maioria de nós já teve que lidar com os temidos malwares. Esses softwares nocivos podem colocar computadores, smartphones e tablets em risco, reduzir a velocidade do sistema, encher os dispositivos de pop-ups, bloquear acessos a programas, e até tornar o aparelho inoperável.

Embora os ataques informáticos sigam se modernizando, há cuidados que podemos tomar para evitá-los. Listamos abaixo algumas dicas que podem ser importantes para proteger seus dispositivos.

1. Desconfie de e-mails estranhos

E-mails com assuntos alarmantes como "Você está devendo dinheiro", "Sua dívida pode ser cobrada até o final do mês" ou "Você foi o ganhador da promoção" geralmente são usados como iscas para espalhar malwares. Cuidado com essas mensagens! Não clique em nada dentro desses e-mails e nem baixe anexos.

Sempre verifique os endereços de e-mails. Muitas vezes, hacker conseguem replicar logos de instituições e empresas, por exemplo, mas não seus e-mails. Endereços de e-mails com nomes estranhos ou sem sentido ou com letras separadas por vários pontos ou hífen geralmente são falsos.

Caso queira conferir a veracidade das mensagens, entre no site oficial das instituições ou empresas que os e-mails dizem representar, e entre em contato por algum número oficial.

2. Pesquise aplicativos antes de baixá-los

Lojas oficiais de aplicativos, como a Apple Store ou a Google Play geralmente são confiáveis. Mas não podemos subestimar a capacidade dos hackers de driblar as medidas de segurança dessas plataformas. Confira as reviews do app que deseja.

Outro passo importante é pesquisar sobre o app fora da loja de aplicativos. Você pode verificar se há outras reclamações sobre o desempenho dele.

3. Não clique em pop-ups

Evite a todo custo clicar em pop-ups. Eles são outro recurso bastante usado para espalhar malwares. Não acredite em suas mensagens chamativas de "Você foi o campeão do sorteio", apenas feche o pop-up.

4. Use um bloqueador de anúncios

Para driblar cuidados como os listados acima, hacker criaram os chamados malvertising, anúncios nocivos que podem instalar malware em nossos dispositivos mesmo que não tenhamos clicado em nada. Usar um bloqueador de anúncios pode prevenir esse tipo de ataque.

5. Sempre atualize seu software

Os constantes pedidos de atualização de software podem ser chatos, mas não acontecem sem motivos. A cada nova atualização, os sistemas ganham novas proteções contra malwares. Manter seus dispositivos atualizados é fundamental para protegê-los.

6. Evite sites de download de arquivos piratas

Por ser uma prática ilegal, a pirataria de arquivos de filmes, séries e músicas não costuma ser feita em sites confiáveis. Além de trazerem uma mistura de anúncios nocivos e pop-ups perigosos, essas páginas podem ter malwares nos próprios arquivos que estão disponibilizando para download.

7. Evite usar Wi-Fi aberto

Wi-Fi aberto não conta com a segurança de uma senha criptografada e as medidas protetivas que um site oficial de um estabelecimento ou empresa pode ter para fornecer acesso a sua rede. Quando estiver em um restaurante ou no aeroporto, por exemplo, opte por Wi-Fi fechado, que peça senha ou um cadastro no site oficial do local.

8. Use um anti-vírus

Anti-vírus existem justamente para proteger seus dispositivos de malwares. Use-os, mantenha-os atualizados e siga suas orientações sempre que ele emitir alertas.

SAIBA MAIS!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: