Confirmado! Apple lançará sua IA generativa ainda em 2024

 William Schendes
William Schendes

Durante a reunião de resultados trimestrais na última quinta-feira (1), o CEO da Apple, Tim Cook, revelou que os produtos de IA generativa da empresa serão lançados ainda nesse ano.

“Ao olharmos para o futuro, continuaremos a investir nestas e outras tecnologias que moldarão o futuro. Isso inclui inteligência artificial, onde continuamos a gastar uma quantidade enorme de tempo e esforço e estamos entusiasmados em compartilhar os detalhes do nosso trabalho contínuo nisso ainda este ano”.

Tim Cook, CEO da Apple.

O executivo não mencionou quais recursos de IA os usuários da Apple podem esperar, mas conforme destacou o TechCrunch, ele citou alguns exemplos de como a empresa tem inserido essa tecnologia em seus dispositivos por meio de recursos do iOS 17, incluindo o Voz Pessoal e Voicemail ao Vivo, por exemplo.

Esses recursos não são classificados especificamente como ferramentas de IA pela Apple, mas utilizam a mesma tecnologia por trás da inteligência artificial: aprendizado de máquina (ou machine learning).

Apple inteligência artificial 2024
(Imagem: Reprodução/ YouTube)

No ano passado, o CEO disse que a empresa trabalha com inteligência artificial "há anos", muito antes da OpenAI, Google e Microsoft lançarem seus chatbots. Porém, quando se trata de IA generativa, a Apple continua atrás na competição entre as big techs.

Para rivalizar com chatbots como ChatGPT, Bard e Copilot, a companhia tem investido no desenvolvimento de um grande modelo de linguagem que tem sido chamado pelo codinome "Ajax".

Uma especulação que vem ganhando força entre fontes próximas da indústria é que a Apple planeja potencializar a Siri com a IA generativa. Dessa forma, a assistente virtual receberia habilidades conversacionais ainda mais fluidas e avançadas.

A expectativa é que a IA generativa e demais recursos da Apple sejam apresentados durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), evento anual realizado em junho que a empresa apresenta as novas versões de seus dispositivos e produtos.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: