China cria chatbot de IA para disseminar a filosofia socialista de Xi Jinping

 William Schendes
William Schendes

A China está desenvolvendo um chatbot de inteligência artificial (IA) para que os cidadãos aprendam a filosofia socialista do presidente Xi Jinping, conforme reportou o Financial Times.

O chatbot de inteligência é alimentado por um modelo de linguagem ampla (LLM) desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Ciberespaço da China. Esse modelo foi treinado com o livro “Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era”, que inclui a visão do presidente chinês sobre vida política, social e econômica.

Por ora, o novo modelo de IA está sendo usado em um centro de pesquisa do órgão regulador da China, a Administração do Ciberespaço da China (CAC), mas a ideia é disponibilizá-lo publicamente para os cidadãos chineses.

China cria chatbot de IA para disseminar a filosofia socialista de Xi Jinping
(Imagem: aboodi vesakaran/ Unsplash

Esse LLM faz parte dos esforços das autoridades chinesas em divulgar as ideias de Xi sobre política, economia e cultura em diferentes formatos.

De acordo com o CAC, além de disseminar filosofias, o modelo é capaz de interagir com os usuários, criar relatórios, resumir informações e fazer traduções entre inglês e chinês.

Como destaca o South China Morning Post, o ChatGPT não pode ser acessado na China. Por isso, muitas empresas do país estão desenvolvendo seus próprios chatbots. No entanto, essas companhias são obrigadas a seguir controles regulamentares governamentais, além de garantir que suas tecnologias estão alinhadas com as diretrizes de Pequim.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: