Carros com inteligĂȘncia artificial podem colocar casamentos em risco 😹

Taysa Coelho
Taysa Coelho

Será que a tecnologia tem o potencial de estragar relacionamentos? O post de um usuário do X mostrou que se você é dono de um carro equipado com inteligência artificial, é possível que sim. O rapaz relatou que sistema de IA integrado a veículos da marca chinesa NIO é capaz de informar quem sentou no banco do carona e quando.

O homem postou um vídeo, em mandarim, em que pergunta quantas pessoas sentaram naquele banco durante a semana. Surpreendentemente, o automóvel responde corretamente, sobre um amigo seu. Outro motorista afirmou que a IA vai além e consegue dizer quando alguém embarcou no carro e o que fez enquanto estava por lá.

Carro prata andando na rua, mostrado de lado
Divulgação/NIO

Recentemente motoristas de veículos da empresa descobriram um recurso do sistema de IA embarcado que funcionaria como uma espécie de "detetive particular". A funcionalidade teria sido criada para investigar casos de assédio sexual relatados pelos usuários.

No entanto, ao explorá-lo, @xiaojingcanxue descobriu que o software pode ir muito mais além e, como ele mesmo brincou, seria capaz de levar ao fim muitos casamentos. O jovem insinuou que o espião surpresa poderá ajudar esposas e maridos a descobrirem possíveis infidelidades.

Post do X onde homem mostra funções inusutadas de programa de IA em veículos
Reprodução/X

Para que ser a IA em carros, afinal?

Os sistemas de IA instalados em carros mais atuais costumam ser usados para elevar a experiência de conveniência de passageiros e motoristas. O programa é capaz de ajustar a temperatura interna, alertar sobre a fadiga do condutor, identificar objetos próximos ao veículo e, até mesmo, estacionar de forma autônoma.

A descoberta de @xiaojingcanxue, no entanto, deixou muitos usuários do X boquiabertos, por considerarem assustador o fato de o sistema simplesmente monitorar tudo o que é feito nos veículos.

Seria o caso de as fabricantes repensarem sobre o limite de como essa tecnologia deve ser usada em determinados locais? E se o seu carro tivesse o sistema de inteligência artificial da NIO, você ficaria tranquilo(a)?

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: