Billie Eilish, Anitta, The Beatles e mais retornarão ao TikTok após acordo com a Universal

 William Schendes
William Schendes

O TikTok voltará a disponibilizar as músicas de dezenas de artistas após resolver o impasse com a Universal Music Group (UMG). A rede social chegou a um acordo com a gravadora nesta semana, que permitirá o retorno de artistas como Billie Eilish, Ariana Grande, The Weekend, Anitta, Bob Dylan, Lady Gaga, Post Malone, The Beatles e mais.

As companhias ainda não deram um prazo para o retorno das músicas, mas afirmam que estão "trabalhando rapidamente" para devolvê-las ao catálogo.

A notícia chega após as músicas desses artistas terem sido removidos da plataforma no início de fevereiro após a Universal não renovar o contrato de licenciamento com o TikTok. Houve exceções com alguns artistas que permaneceram ou retornaram à plataforma após acordos independentes — como aconteceu com Taylor Swift.

Billie Eilish, Anitta, The Beatles e mais retornarão ao TikTok após acordo com a Universal

Por que as músicas saíram do TikTok?

A Universal optou por não renovar o contrato com a rede social por conta da compensação inadequada de músicas na plataforma. Além disso, na época, a gravadora mencionou que o TikTok não apresentou medidas para proteger os artistas contra clonagens de IA.

Um dos exemplos foi o caso dos cantores Drake e The Weekend, que tiveram suas vozes clonadas por IA em uma música que se tornou viral no TikTok e obteve cerca de 15 milhões de visualizações.

“Em nossas discussões sobre renovação de contrato, temos pressionado-os em três questões críticas: Compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos da IA e segurança online para os usuários do TikTok. . . Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música."

- Universal no final de janeiro.

Com o novo acordo, artistas terão remuneração mais justa e proteções contra a IA

Em comunicado publicado nesta quarta-feira (1), as empresas prometeram oferecer remunerações mais justas aos artistas e compositores, além de novas oportunidades promocionais e proteções contra músicas geradas por IA.

“O acordo conjunto marca uma nova era de colaboração estratégica entre as duas organizações, construída sobre um compromisso partilhado de ajudar os artistas e compositores da UMG a alcançar o seu potencial criativo e comercial. Ao aproveitar a melhor tecnologia, marketing e recursos promocionais da TikTok, a UMG e a TikTok proporcionarão melhor remuneração para os compositores e artistas da UMG, novas oportunidades promocionais e de envolvimento para suas gravações e músicas e proteções líderes do setor com relação à IA generativa.”

- TikTok e Universal, em comunicado.

O TikTok se comprometeu em trabalhar com a gravadora para remover músicas não autorizadas que foram geradas por IA. Além disso, a rede social promete ferramentas para melhorar a atribuição de músicas aos seus respectivos artistas e compositores.

“Trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável para permitir uma nova era de criatividade musical e envolvimento dos fãs, protegendo ao mesmo tempo a criatividade humana.”

- Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: