Universal Music não renova com TikTok: que músicas devem sair hoje?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Na última terça-feira (30), a Universal Music Group (UMG) publicou uma carta aberta à artistas e compositores anunciando que seu acordo de licenciamento com o TikTok não será renovado este ano. Na mensagem, a gravadora descreveu um conflito de royalties.

Para desespero de muitos usuários, isso significa que músicas de muitos artistas renomados serão retiradas da plataforma hoje (31). Estamos falando de nomes como Taylor Swift, BTS, The Weeknd, Lady Gaga, Imagine Dragons, Post Malone e mais.

Por que a Universal Music vai retirar as músicas?

Universal TikTok
Imagem: Shutterstock / Brian Friedman, Christian Bertrand, Geoffrey Clowes e Christian Bertrand

De acordo com a gravadora, o TikTok estaria tentando "construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo”. Na carta aberta, a Universal Music revelou que a discussão por compensações apropriadas para artistas e compositores foi um tema recorrente para a renovação do contrato.

"Os termos do nosso relacionamento com o TikTok são definidos por contrato, que expira em 31 de janeiro de 2024. Em nossas discussões de renovação de contrato, temos pressionado-os em três questões críticas: compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos de IA e segurança online para usuários do TikTok", afirmou a carta.

De acordo com o porta-voz da gravadora, o TikTok propôs pagar aos artistas e compositores apenas uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam.

"Hoje, como uma indicação de quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de utilizadores, do rápido aumento das receitas publicitárias e da crescente dependência de conteúdos baseados em música, o TikTok representa apenas cerca de 1% da nossa receita total", destacou a declaração.

O acordo de licenciamento da Universal Music e do TikTok, assinado em 2021, permitia que os usuários da plataforma usassem clipes e músicas dos artistas representados pela gravadora. Com o fim desse acordo, as músicas serão retiradas do TikTok hoje.

Músicas de que artistas devem sair do TikTok?

Abaixo, segue uma lista de alguns dos artistas que são representados atualmente pela Universal Music. Com o fim do acordo, todas as músicas dessas bandas e cantores serão retiradas do TikTok:

Taylor Swift Nick Minaj
Lady Gaga Selena Gomez
Ryhanna Shawn Mendes
Elton John Lewis Capaldi
BTS Maroon 5
The Weeknd Florence and the Machine
Billie Eilish Gustavo Mioto
Metallica Halsey
Lana Del Rey Ivete Sangalo
BLACKPINK James Bay
Anitta Jão
5 Seconds of Summer Jonas Brothers
Imagine Dragons Keane
Kendric Lamar Lorde
U2 Pearl Jam
John Legend Paul McCartney
Ariana Grande SEVENTEEN
Drake The Killers
Olivia Rodrigo Troye Sivan
Demi Lovato Queen
Post Malone Justin Bieber
Sam Smith Bee Gees
Carrie Underwood Bob Marley
Norah Jones Frank Sinatra
Eminem The Beatles
J. Balvin Nirvana
Alessia Cara Rolling Stones
Aurora ABBA
Aerosmith Amy Winehouse

Em entrevista à Reuters, o TikTok descreveu as acusações da UMG como “falsas” e acusou a gravadora de não agir pensando nos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs.

Se você é usuário do TikTok, com certeza identificou vários artistas nesta lista cujas músicas já foram trilhas dos vídeos que passam no seu feed. Mas vai além. Muitos desses cantores e cantoras utilizavam a plataforma como espaço de divulgação de seus trabalhos.

Não ficou claro ainda se haverá ais negociações e se esses artistas estarão proibidos de gravar vídeos mostrando suas músicas, por exemplo.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: