A Beta Technologies, empresa canadense de carros voadores, atingiu um feito significativo com seu eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) Alia-250 nesta semana. Isso porque o veículo conseguiu realizar uma transição de voo enquanto estava no céu.
Nesta semana, a empresa divulgou um vídeo em que o carro elétrico consegue realizar a transição completa de um voo pairado para o voo de asa. Com isso, a Beta Technologies se tornou a primeira empresa a realizar esse feito com um piloto a bordo, conforme reportou o New Atlas.
O teste contou com o piloto Nate Moyer a bordo do carro voador no Aeroporto Internacional de Plattsburgh, em Nova York.
No vídeo é possível conferir o veículo ativando sua hélice traseira para aumentar a velocidade e permitir que a nave realize a transição para o voo de asa, similar ao de aviões tradicionais.
Como explica o piloto Nate Moyer, esse é um feito significante para a indústria de eVTOLs: “A transição é um obstáculo tecnológico para a aviação. Ser capaz de cruzar isso com segurança é enorme. Obviamente, é importante para os negócios, mas também é importante para a indústria como um todo”.
O Alia-250 tem cerca de 15 metros e conta com um sistema de propulsão elétrico com baterias de lítio de alta densidade em seu interior. A fabricante do carro elétrico estima que ele tem uma velocidade máxima de 138 km/h. A expectativa é que ele obtenha a certificação da Federal Aviation Administration (dos Estados Unidos) até 2026.
FIQUE POR DENTRO!
-
Robotaxi: Tesla vai revelar táxi sem motorista no dia 8 de agosto, anuncia Elon Musk
-
Tesla anuncia a chegada do esportivo Model 3 Performance
-
Carros com inteligência artificial podem colocar casamentos em risco 😨