Baidu atinge 100 Milhões de usuários com seu chatbot de IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Durante uma conferência sobre inteligência artificial (IA) realizada nesta quinta-feira (28), Wang Haifeng, CTO da Baidu, anunciou que o chatbot da empresa, semelhante ao ChatGPT, ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, destacando o avanço da IA chinesa e acirrando a competição no mercado de chatbots.

A Baidu, uma das gigantes do setor de motores de busca, lançou inicialmente o Ernie Bot em março, o que, segundo analistas, proporcionou à empresa uma vantagem significativa no mercado em expansão de chatbots na China.

Baidu Ernie Bot chatbot
IA da Baidu (Imagem: Reprodução/Baidu)

Esse mercado tem experimentado rápido crescimento, com diversas empresas, tanto grandes quanto pequenas, desenvolvendo suas próprias soluções impulsionadas pela inteligência artificial generativa.

O movimento da Baidu segue o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, que tornou-se a aplicação de software de crescimento mais rápido do mundo em seis meses, levando a empresa a ser avaliada em mais de US$ 80 bilhões, com a Microsoft investindo US$ 13 bilhões em uma subsidiária lucrativa tendo uma participação de 49%.

Apesar do índice de 79,02 do Ernie Bot, líder entre os chatbots chineses, a classificação da SuperCLUE, que avalia chatbots movidos por inteligência artificial gerativa, fica mais de 10 pontos abaixo da versão mais recente do ChatGPT.

Essa competição destaca o potencial do Ernie Bot e produtos relacionados para ampliar a participação da Baidu em seus principais negócios, incluindo motores de busca, serviços em nuvem e carros inteligentes, como ressaltado pelo CEO da Baidu, Robin Li.

Veja também:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: