Astronauta tira foto perfeita de um tesouro da humanidade em seu último dia no espaço

Taysa Coelho
Taysa Coelho

O astronauta norte-americano Terry Virts passou 200 dias na Estação Espacial Internacional (EEI), conduzindo experiências científicas e fazendo caminhadas espaciais. Durante sua estadia, tinha um desejo: tirar uma foto perfeita das pirâmides do Egito vistas do espaço.

Somente no último dia de missão, ele conseguiu realizar o feito. O resultado foi compartilhado no X e com a seguinte legenda: “Demorei até o meu último dia no espaço para conseguir tirar uma fotografia boa destas!”. A imagem mostra a beleza e a grandiosidade das pirâmides de Gizé vistas do espaço sideral.

Mas, não, essa não foi a única imagem registrada pelo astronauta durante os sete meses na EEI. Virts tirou 319.275 fotos, se tornando a pessoa a tirar mais fotografias no espaço, segundo o Greenville Journal.

O astronauta compartilha seus feitos em seu perfil do Instagram (@astro_terry). São dezenas de fotos de tirar o fôlego, com direito à aurora boreal, vídeos da lua se pondo na Terra, entre outros registros.

Reprodução/Instagram (@astro_terry)

As imagens, no entanto, foram além das redes sociais e estão compiladas em um livro chamado View From Above: An Astronaut Photographs the World (Vista de cima: um astronauta fotografa o mundo, em livre tradução), sem edição em português.

Por que os astronautas fotografam do espaço

É possível que alguns astronautas tirem fotos do espaço por amor à fotografia. Mas saiba que todos eles são treinados para registrar a Terra lá do alto. De acordo com o minidocumentário Picturing Earth: Astronaut Photography in Focus (Fotografando a Terra: fotografias de astronautas em foco), disponível no canal do YouTube da Nasa, esses registros são úteis para a ciência e para a sociedade.

“Ele ou ela pode identificar características da Terra ou observar eventos naturais e registrar imagens que tenham valor social real”, explica o filme. Com isso, são capazes de fotografar acontecimentos extraordinários, como tempestades, incêndios, erupções vulcânicas, entre outros.

As imagens são usadas para dar suporte a estudos científicos e, principalmente, para compreender as mudanças pelas quais a superfície do nosso planeta passa ao longo dos anos.

Em mais de 50 anos de voos tripulados, a Nasa conquistou um arquivo com mais de 3 milhões de fotos feitas por astronautas.

Você também vai gostar:

  • NASA testa “robô-cobra” para procurar vida em lua de Saturno (vídeo)
  • NASA e Nikon firmam parceria para desenvolver câmera para usar na Lua
  • NASA revela enormes lagos de lava em lua de Júpiter; veja vídeo
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: