Aprenda 10 ajustes simples que vão aumentar a duração da bateria do seu notebook

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Com o tempo, as baterias dos laptops tendem a perder eficiência, resultando em uma redução significativa na duração de uso sem estar conectado à rede elétrica. Em busca de otimizar o desempenho, exploramos várias configurações mais avançadas no Windows 11 e conseguimos bons resultados.

Aprenda como ajustar seu Windows para economizar bateria (Imagem: freepik)

Abaixo estão as principais modificações que você também pode realizar para prolongar a autonomia da bateria.

Ajuste o modo de energia

No Windows 11, o Modo de Energia controla o uso dos recursos disponíveis. Para maximizar a economia de bateria, o ideal é configurar o modo para "Melhor eficiência de energia". Para isso vá em Configurações > Energia e bateria > Modo de energia.

Ative o economizador de bateria

Esse recurso limita atividades em segundo plano e processos que consomem recursos. Ele pode ser ativado rapidamente pressionando Win + A e clicando no ícone de "Economizador de bateria".

Em configurações mais avançadas, você pode definir o nível de bateria em que o modo deve ser ativado automaticamente.

Reduza a taxa de atualização da tela

Telas com alta taxa de atualização também consomem mais energia. Reduzir para 60Hz pode fazer uma grande diferença na autonomia (se você não for utilizar o laptop para jogos, vale a pena). Basta acessar "Configurações de exibição avançada" e ajustar a taxa.

Reduzir a taxa de atualização economizará bateria (Imagem; Reprodução)

Modifique as configurações de tela e suspensão

Configurar o desligamento automático da tela e a entrada do laptop em modo de suspensão após curtos períodos de inatividade pode economizar bateria. Isso pode ser ajustado em Configurações > Energia e bateria > Tela e suspensão.

Desative aplicativos de inicialização e em segundo plano

Aplicativos que iniciam automaticamente ou que continuam rodando em segundo plano ficam consumindo energia desnecessária. Você pode gerenciar isso em Configurações > Aplicativos > Inicialização e desativar aqueles que não são essenciais.

Ajuste as configurações de reprodução de vídeo

A reprodução de vídeos pode ser configurada para "Otimizar para vida útil da bateria" em Configurações > Aplicativos > Reprodução de vídeo, economizando energia durante streaming, por exemplo.

Otimize sua reprodução de vídeos para economizar bateria (Imagem: Reprodução)

Configure as preferências de GPU para aplicativos

Laptops com placas de vídeo dedicadas podem economizar energia ao forçar certos aplicativos a usarem a GPU integrada. Isso pode ser feito nas "Configurações de gráficos" do Windows.

Modifique as configurações de indexação de pesquisa

O Windows 11 permite reduzir o impacto da indexação de arquivos na vida útil da bateria ao habilitar a opção "Respeitar configurações de energia ao indexar" em "Configurações de Pesquisa".

Use o modo de economia de energia em navegadores

Navegadores como Edge e Chrome oferecem modos de economia de energia que limitam atividades em segundo plano e reduzem alguns efeitos visuais, prolongando o uso da bateria durante tarefas online.

Ajustes no navegador ajudam a economizar energia (Imagem: Reprodução)

Experimente um plano de energia personalizado

Por fim, criar um plano de energia personalizado oferece controle total sobre as configurações de gerenciamento de energia, permitindo otimizar o uso do processador, da tela e de adaptadores de rede. Basta ir em Configurações>Sistema>Energia e bateria.

Essas alterações ajudaram a prolongar significativamente a vida útil da bateria do laptop de testes. Porém, se nenhuma delas causar um impacto perceptível no desempenho e especialmente na duração da bateria, pode ser hora de considerar a substituição da bateria ou até mesmo a troca do dispositivo.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Facebook.

VEJA TAMBÉM!

  • Review Huawei Band 9: tela de qualidade, conforto e monitoramento eficiente

  • Huawei lança TruSense, novo sistema de monitoramento de saúde

  • Huawei já recebeu mais de 3 milhões de reservas para o Mate XT tri-fold

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: