A Apple está desenvolvendo uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial capaz de responder a perguntas de forma conversacional, em um modelo semelhante ao ChatGPT. A informação foi divulgada por Mark Gurman, da Bloomberg, em seu boletim Power-On.
Segundo a reportagem, a Apple criou uma nova equipe chamada Answers, Knowledge, and Information (AKI), encarregada de construir uma experiência de busca com IA. A proposta é desenvolver um sistema que reúna informações da web e as organize em respostas mais naturais, combinando um mecanismo de busca tradicional com um modelo de linguagem de grande porte (LLM).

O projeto é liderado por Robby Walker, executivo sênior da Apple que já atuou em áreas relacionadas à Siri, e responde diretamente a John Giannandrea, vice-presidente sênior de Estratégia de Aprendizado de Máquina e IA da companhia. A ideia é que esse novo sistema seja integrado a serviços como Siri, Spotlight e Safari, mas também há a possibilidade de lançamento em um aplicativo independente.
Apesar de lembrar o funcionamento de plataformas como Perplexity e ChatGPT, a Apple evita associar o recurso a um "chatbot", algo que a empresa vinha publicamente descartando.
Como exemplifica o Gadgets 360, em junho, Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, afirmou que a criação de um assistente complementar não estava nos planos, por não se alinhar com a visão da Apple sobre IA.
Ainda assim, o desenvolvimento do chamado "mecanismo de resposta" pode servir como alternativa estratégica caso a Apple precise substituir o Google como o buscador padrão em seus dispositivos.
O contrato entre as empresas, que gira em torno de US$ 20 bilhões por ano, está sendo questionado em um processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Gadgets 360.
VEJA TAMBÉM!
- IA para fazer slides: 7 opções eficientes e fáceis de usar
- "Superinteligência Pessoal" é a nova ambição de Mark Zuckerberg
- Brasil é um dos países que mais usa IA para consumo de notícias; veículos jornalísticos precisam ficar atentos a iss
- ChatGPT Agent: novo recurso pode trabalhar e organizar as coisas por você