Apple WWDC 2024: onde assistir e quais anúncios esperar do evento

 William Schendes
William Schendes

A WWDC 2024 (Worldwide Developers Conference), conferência anual de desenvolvedores da Apple, acontece nesta segunda-feira, 10 de junho, onde a empresa deve apresentar novos recursos e inovações do iPhone, iPad, Macs e outros gadgets.

Onde assistir à WWDC 2024?

O evento principal da WWDC 2024 acontecerá às 14h (horário de Brasília). A apresentação será realizada presencialmente no Apple Park, em Cupertino (Estados Unidos), mas será possível acompanhar a transmissão ao vivo através do aplicativo Apple Developer, site e canal do YouTube.

Mas se você não tiver tempo para acompanhar a transmissão, não se preocupe, o TechShake fará a cobertura completa do evento, portanto fique ligado no site e nas redes sociais, para acompanhar os anúncios do evento.

O que esperar da WWDC 2024?

Novos sistemas operacionais

O grande anúncio esperado para a WWDC 2024 é o iOS 18, que deve apresentar diversos recursos inovadores focados na tecnologia do momento: a inteligência artificial (IA). Além disso, outros sistemas operacionais, como iPadOS 18 e macOS 15, também devem ser revelados com novidades de IA.

Para o iOS 18 e iPadOS 18, a expectativa é que a Siri seja o grande destaque, apresentando uma atualização que integrará a assistente a modelos de linguagem ampla (LLMs), tornando-a mais inteligente, semelhante ao ChatGPT da OpenAI.

Sabemos que a Apple tem um LLM próprio, o Ajax, que esperamos seja revelado publicamente durante o evento.

Dessa forma, a Siri deve ser capaz de realizar diversas tarefas nos dispositivos móveis, incluindo alterar configurações, abrir arquivos, resumir mensagens, artigos e outras funcionalidades.

Apple WWDC 2024: onde assistir e quais anúncios esperar do evento
(Imagem: TechShake)

Parceria com OpenAI

Falando em OpenAI, uma das possibilidades levantadas é que a Apple anuncie uma parceria com a desenvolvedora do ChatGPT para integrar suas tecnologias de IA generativa nos sistemas operacionais, conforme reportou Mark Gurman, da Bloomberg.

IA em diversos aplicativos

A IA também deve ser integrada em diversos aplicativos, incluindo Safari, E-mail, Maps, Fotos, Apple Music, Notas, Anotações de voz, Calendário, Calculadora, iWork, Atalhos, Saúde e Configurações.

Novos recursos de acessibilidade

Em março, fontes da indústria revelaram uma série de recursos de acessibilidade que a Apple estava preparando para o iOS 18. Essas novas funcionalidades incluem atalhos de voz adaptáveis, novas categorias do Live Speech e mais.

Gerenciador de senhas

Recentemente, a Bloomberg revelou que a Apple está desenvolvendo seu próprio gerenciador de senhas em um novo aplicativo chamado Passwords. De acordo com as informações, ele funcionaria de forma semelhante a outros gerenciadores, como 1Password, LastPass e Keeper.

watchOS

Em relação ao sistema operacional para smartwatches, é dito que a Apple também pretende introduzir atualizações na Siri, permitindo utilizá-la como um assistente pessoal otimizado no pulso.

Vision Pro

As especulações também indicam que a Apple deverá apresentar a segunda geração do visionOS, o sistema operacional por trás do Apple Vision Pro.

Espera-se que o visionOS 2 apresente aplicativos ausentes na primeira versão, incluindo Apple News, Lembretes, Anotações de Voz e Calendário.

Anteriormente, a empresa disse que trabalhava em legendas para o FaceTime do Vision Pro, portanto, essa adição também pode aparecer durante o evento.

Vazamentos anteriores também indicam que o aplicativo Mindfulness do Vision Pro deverá receber um recurso de rastreamento de respiração. Além disso, há indícios de que o headset de realidade mista pode receber suporte ao Apple Pencil.

A gigante de Cupertino também poderá anunciar a expansão do Apple Vision Pro para mais países.

Com informações de Apple Insider e MacRumors.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: