Copiou a Samsung? Apple trabalha em recurso de IA generativa para edição de imagens

 William Schendes
William Schendes

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço nos dispositivos móveis e notebooks. As marcas estão constantemente introduzindo novos recursos para auxiliar os usuários em suas tarefas diárias. Embora a Apple tenha ficado atrás na corrida das IAs para celulares e computadores, com o lançamento do iOS 18 e macOS 15, a empresa pode virar o jogo.

Segundo os rumores de fontes e insiders, a próxima versão do sistema operacional da Apple deverá vir equipada com uma série de recursos de IA. A mais recente ferramenta descoberta permitirá que os usuários façam edições de imagem em um nível de Photoshop.

Apple recurso de IA para edição de fotos
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

A informação vem do site Apple Insider, que conversou com pessoas próximas dos planos da fabricante para a próxima geração de sistema operacional. De acordo com os informantes, a empresa está testando um recurso que será integrado no aplicativo Fotos e permitirá usar IA generativa para edição de imagens.

A ferramenta foi encontrada na versão pré-lançamento do macOS 15 da Apple, ainda não há informações sobre o lançamento para iOS ou iPadOS - embora seja provável.

Esse recurso foi nomeado de “Limpar” e permitiria que os usuários removam partes da imagem, como pessoas e objetos. Essa funcionalidade utiliza um pincel para que os usuários marquem os pontos que desejam remover.

As fontes citam que esse recurso estará localizado na nova versão do aplicativo Fotos e poderá substituir a ferramenta Retoque.

De acordo com a descrição do “Limpar”, esse recurso se assemelha às ferramentas de IA para edição de fotos dos smartphones Pixel do Google, como o Magic Eraser, capaz de apagar objetos de fotos ou reposicioná-los.

A Samsung também conta com uma funcionalidade parecida no recurso Edição Generativa, lançada neste ano com o Galaxy AI.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: