Apple em risco: Gigante anuncia correções para todos os seus sistemas contra fraude ''zero-day''

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Logo após o Google lançar uma recente correção de uma vulnerabilidade "zero-day" para o Google Chrome, a Apple anunciou atualizações de segurança importantes para seus sistemas operacionais (iOS, iPadOS e macOS). Essas atualizações visam corrigir duas vulnerabilidades "zero-day" que estão sendo exploradas ativamente por cibercriminosos.

As novas atualizações, iOS e iPadOS 17.1.2, juntamente com o macOS 14.1.2, foram disponibilizadas após a identificação de uma brecha na segurança pelos pesquisadores do Grupo de Análise de Ameaças do Google. Esse grupo concentra-se na investigação de ataques cibernéticos apoiados por governos.

A Apple concentrou seus esforços na correção de duas vulnerabilidades encontradas no WebKit, o mecanismo de navegador que impulsiona o Safari e outros aplicativos da empresa. Essas falhas permitiam que invasores implantassem códigos maliciosos remotamente, abrindo espaço para spyware e outras ameaças.

Apple iPhone smartphone iOS segurança
Sistemas da Apple estavam vulneráveis (Imagem: freepik)

O termo "zero-day" refere-se à rapidez com que esss fornecedores precisam agir, pois não há dias de aviso antes da exploração ativa da vulnerabilidade.

A empresa destacou em seus comunicados de segurança que tinha conhecimento de relatos sugerindo que a vulnerabilidade poderia ter sido explorada em versões anteriores ao iOS 16.7.1, lançado em 11 de outubro.

Além das atualizações para iOS e macOS, a Apple também disponibilizou uma atualização específica para seu navegador, o Safari 17.1.2, destinada a usuários que ainda utilizam versões antigas do macOS Monterey e do macOS Ventura.

A identidade dos exploradores dessas vulnerabilidades ainda não é conhecida, e o Google não atribuiu a exploração a uma pessoa ou governo específico. Tanto a Apple quanto o Google optaram por não fornecer detalhes adicionais sobre as falhas.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: